Incrições aos cursos de arte e moda para artesãos de Orizona terminam nesta quarta

Objetivo da ação é ampliar a formação local em artesanato, moda e sustentabilidade (Foto: Secult)

O município de Orizona recebe, de 27 de junho a 1º de julho, oficinas, mentoria e discussões em torno do mercado do artesanato e da moda, por meio o projeto Arte e Design. A iniciativa irá atender cerca de 30 artesãos, empreendedores, modistas e profissionais das áreas do design, da moda e do artesanato de Orizona e dos municípios da região (Silvânia, Vianópolis, Pires do Rio, Ipameri e Urutaí) para uma imersão formativa de cinco dias.

Coordenado pela Skambau Produções, o projeto Arte e Design foi contemplado pelo edital do Fundo de Arte e Cultura (FAC), mecanismo de fomento do Governo de Goiás, gerenciado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O curso tem parceria da Roch Design e Vivências, da Associação dos Artesãos de Orizona e da É Nóis Ki Tá Produções. O objetivo da ação é ampliar a formação local em artesanato, moda e sustentabilidade.

Serão oferecidos aos alunos bolsa-auxílio de R$180, tendo em mente as profundas dificuldades de acesso destes empreendedores, artesãos e modistas a projetos com foco na formação e reciclagem de suas habilidades. Para quem não é de Orizona, a produção também tem organizado hospedagens voluntárias. Quem deseja participar precisa fazer a inscrição até o dia 22 de junho por meio do formulário digital.

De acordo com Manoela Barbosa, coordenadora geral da Skambau Produções, a iniciativa é um reforço à atividade econômica local. “A cidade de Orizona possui artesãs que estão organizadas há quase 20 anos na Associação de Artesãs de Orizona (ASDAO) e que são parceiras dessa realização. Queremos apresentar novos modos de fazer, potencializar as produções locais e possibilitar um novo olhar para quem produz, para o escoamento e comercialização dessa produção. Queremos auxiliar as produtoras em suas atividades comerciais. Renda para as pessoas, as cidades e toda a região”, concluiu a coordenadora.

A temática dos cursos integra a história da customização de roupas; definição e conceitos; a costura à mão; tendências da moda; técnicas de bordado; pintura e tingimento, entre outros itens. Após a imersão com as oficinas e técnicas desenvolvidas com as participantes, haverá uma exposição e a comercialização dos produtos durante a realização do Festival de Inverno da cidade, nos dias 22, 23 e 24 de julho, na Praça do Lazer.

Serviço
Período de Inscrições: até 22/06
Resultado das Inscrições: 23/06
Formulário de Inscrições: https://bit.ly/3b6ser3
Data: de 27/06 a 01/07
Exposição e comercialização dos produtos:  De 22 a 24/07, durante o Festival de Inverno na cidade
Local do curso: Auditório do Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira, em Orizona – Goiás