Procon e ANP apuram denúncia de combustível impróprio em posto de Nerópolis

Equipes do Procon Goiás e da Agência Nacional do Petróleo (ANP) durante ação de fiscalização conjunta realizada na manhã desta terça-feira (Foto: Procon Goiás)

Equipes do Procon Goiás e da Agência Nacional do Petróleo (ANP), durante ação de fiscalização conjunta realizada na manhã desta terça-feira (21), foram até um posto de combustíveis na cidade de Nerópolis para apurar a denúncia feita em um vídeo que circulou nas redes sociais. Nas imagens, um homem relata problemas mecânicos nos caminhões que aparecem nas imagens, em decorrência do abastecimento com diesel que, supostamente, teria sido misturado com água.

Os responsáveis pelo posto informaram aos fiscais que ocorreu um incidente no último dia 14. O local está em obras para passagem de encanamentos que ligam as bombas aos tanques, e uma forte chuva ocorrida naquele dia teria causado a infiltração de um dos tanques (diesel S-500). O problema foi identificado por volta de 19 horas, e o combustível foi retirado para devolução à distribuidora, conforme notas fiscais de devolução apresentados na fiscalização.

Segundo os responsáveis, os consumidores prejudicados receberam a assistência necessária, com a limpeza dos tanques, abastecimento com outro combustível (S-10), além da troca de filtros. Nesta terça (21), o técnico da ANP coletou duas amostras do tanque que serão submetidas à análise em laboratório. O tanque foi recarregado com uma nova remessa de combustível na segunda (20).

Bomba baixa
Ainda durante a ação, os fiscais realizaram os testes de litragem (quantidade) e qualidade dos três combustíveis (diesel, gasolina e etanol) e constataram que, em uma das bombas, o volume de etanol estava abaixo do permitido por lei, o que significa que o consumidor leva menos do que pagou. O bico da bomba foi lacrado e só será liberado pela ANP após o problema ser regularizado. O estabelecimento foi autuado pelos dois órgãos.

Bico da bomba irregular foi lacrado e só será liberado pela ANP após o problema ser regularizado (Foto: Procon Goiás)

Denúncia
O Procon Goiás orienta que os consumidores exijam nota fiscal após abastecerem, o que serve de documento para o registro de reclamações. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 151 (Goiânia), (62) 3201-7124 ou ainda pela internet, por meio do canal Procon Web.