Fiscais do Procon flagram “bomba baixa” em posto de combustíveis da capital

Estabelecimento foi autuado; e o tanque de gasolina comum, seis bicos de gasolina comum e o bico de etanol de uma das bombas foram lacrados (Foto: Procon Goiás)

Fiscais do Procon Goiás identificaram a venda de combustível fora dos padrões de consumo em um posto localizado no Jardim Novo Mundo, em Goiânia, durante fiscalização realizada nesta quarta-feira (22). Após a realização dos testes de rotina, foram identificadas irregularidades na quantidade e qualidade.

Uma das irregularidades refere-se à chamada bomba baixa, quando é constatado que o volume ejetado da bomba é inferior ao marcado no painel. A outra diz respeito ao percentual superior de etanol anidro na composição da gasolina comum. Por lei, esse teor deve ser de 27%. No entanto, foi encontrado o percentual correspondente a 32%, o que pode provocar danos aos veículos.

O estabelecimento foi autuado; e o tanque de gasolina comum, seis bicos de gasolina comum e o bico de etanol de uma das bombas foram lacrados.

Para retomar as operações parciais, o posto deverá sanar o problema e receber autorização da ANP. De acordo com o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael, os fiscais do órgão “estão nas ruas e atentos para que o consumidor possa ter segurança na hora de abastecer”, afirma.