Saúde alerta população para a vacina contra Covid-19

Devem receber 2º reforço pessoas com 40 anos ou mais que receberam 1º reforço há pelo menos 4 meses. Já as pessoas que estejam em atraso para qualquer dose da vacina contra a Covid-19 podem procurar as unidades de saúde para completar o esquema  vacinal, independentemente do tempo

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), repassa aos municípios goianos a recomendação de vacinar a segunda dose de reforço contra Covid-19 para pessoas com 40 anos ou mais de idade. As orientações foram repassadas pelo Ministério da Saúde nas Notas Técnicas 176 e 177.

A SES ainda alerta as pessoas que estão com doses em atraso e os 652 mil goianos que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina. Os dados mostram casos em alta e elevação das taxas de internação na rede pública estadual.

Devem procurar os postos de saúde para receber a segunda dose de reforço as pessoas com 40 anos ou mais que receberam o primeiro reforço há pelo menos quatro meses. Estão indicadas para o primeiro e segundo reforços as vacinas Cominarty/Pfizer, Covishield/Astrazeneca ou Janssen, independentemente do imunizante administrado nas primeiras e segundas doses.

Reforço
Pessoas que iniciaram o esquema vacinal com a Janssen também devem receber doses de reforço. Para os indivíduos de 18 a 39 anos de idade, estão indicadas duas doses de reforço, com intervalo de quatro meses entre elas, e as pessoas com 40 anos ou mais de idade deverão receber três doses de reforço, também com quatro meses de intervalo entre elas. O imunobiológico disponível para as doses de reforço nessa situação serão Cominarty/Pfizer, Covishield/Astrazeneca ou Janssen.

Mulheres que iniciaram o esquema e estejam gestantes ou puérperas na ocasião da administração dos reforços deverão tomar preferencialmente a vacina da Cominarty/Pfizer. Na indisponibilidade desta,  poderá ser administrada a vacina Coronavac/Butantan. 

Já as pessoas que estejam em atraso para qualquer dose da vacina contra a Covid-19 podem procurar as unidades de saúde para completar o esquema  vacinal, independentemente do tempo transcorrido.

Alerta aos atrasados
O atual cenário epidemiológico é de elevação do número de casos confirmados e internações por Covid-19, o que exige atenção. Por isso, é importante a manutenção dos protocolos sanitários, como uso de máscara em aglomerações e uso de álcool em gel e conclusão do ciclo de imunização contra Covid-19, inclusive com as doses de reforço.

Em Goiás, 652.348 pessoas não tomaram dose alguma de vacina contra Covid-19. Também 728.572 estão com a segunda dose em atraso.

Em relação às doses de reforço, 2.668.264 estão com a primeira dose de reforço em atraso. Entre a população com 50 anos ou mais, falta vacinar com a segunda dose de reforço um total de 794.802 pessoas.

Foto: arquivo