Emater inclui o setor rural familiar na programação do Alego Ativa em Itapaci

Agência promove a Feira da Agricultura Familiar e oferece plantão técnico durante o evento, que será realizado no sábado (25), às 8h30 (Foto: Divulgação/Alego/Sérgio Rocha)

No próximo sábado (25), a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) participa da 16ª edição do Alego Ativa, desta vez em Itapaci-GO. Com início marcado para as 8h30min, o evento será realizado na Escola Municipal Leôncio José de Santana, por iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em parceria com mais 40 instituições públicas e privadas do Estado.

No programa itinerante, do qual é parceira desde a primeira edição, a Emater promove a Feira da Agricultura Familiar, na qual recebe os agricultores familiares para expor e comercializar seus produtos ao público presente no evento. Também é realizado um plantão técnico: a equipe de Agência fica à disposição para tirar dúvidas e apresentar detalhes dos programas e projetos destinados à promoção da inclusão produtiva rural e fortalecimento da agricultura familiar em Goiás.

“Nossa atuação é no sentido de promover mais um espaço, mais uma alternativa para os produtores apresentarem os seus produtos, que são fabricados a partir da agricultura familiar, e também realizar um plantão técnico para que os produtores possam tirar dúvidas e conhecer toda a carteira de serviços da Emater que são disponibilizados ao produtor rural”, explica o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende. O propósito é aproximar a cidade e o campo, incluindo ativamente o setor rural familiar na programação do Alego Ativa.

Sobre o Alego Ativa

Programa itinerante da Casa de Leis goiana, o Alego Ativa chega à 16ª edição em Itapaci, na região do Vale do São Patrício, a 220 km de Goiânia. O objetivo é percorrer os municípios goianos, atendendo às demandas imediatas das comunidades locais, a partir da oferta de serviços gratuitos, disponibilizando cursos de capacitação e qualificação, oficinas profissionalizantes, além de assistência social, médica, rural e jurídica.

O projeto faz parte de um pacote de ações da 19ª Legislatura do Parlamento Goiano, em prol da ampliação da representatividade e aproximação entre o poder público e a sociedade. Desde 2019, já receberam uma edição do Alego Ativa as cidades de Acreúna, São Simão, Luziânia, Alvorada do Norte, Catalão, Anápolis, Niquelândia, Itapuranga, Goianira, Morrinhos, Jataí, Hidrolândia, Goianésia, Novo Gama e Rio Verde.

Parceiros

Atualmente, 40 parceiros ajudam a Assembleia de Goiás a realizar o Alego Ativa, sendo fundamentais para o sucesso do programa. Além da Emater, participam, entre outras entidades estaduais, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-GO) e o Procon Goiás.

Emater no Alego Ativa
Data: 25/06/2022 (sábado)
Hora: 8h30min
Local: Escola Municipal Leôncio José de Santana