Economia lança novo Sistema Corporativo de Previsão de Receitas Estaduais

O PRP será utilizado por todos os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, incluindo os Poderes e Órgãos Autônomos (Foto: Economia)

A Superintendência de Tecnologia da Informação e a Superintendência Contábil da Secretaria de Estado da Economia realizaram nesta quinta-feira (23/6) reunião técnica de entrega à Secretária Cristiane Schmidt e à Subsecretária do Tesouro Estadual, Selene Nunes, o novo sistema corporativo de Previsão de Receitas Estaduais – PRP.

O novo sistema busca dar agilidade, flexibilidade, confiabilidade e dinamismo na elaboração das previsões de receitas, utilizadas no processo de elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), do Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) e gerenciamento de fluxo de caixa do Tesouro Estadual. O PRP será utilizado por todos os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, incluindo os Poderes e Órgãos Autônomos.

“Esta é uma iniciativa que representa um avanço institucional muito importante e vai significar mais agilidade e eficiência em todo o processo de previsão de receitas”, disse a secretária Cristiane Schmidt ao receber simbolicamente o novo sistema PRP.

Projeto

A operacionalidade do sistema foi apresentada pelo superintendente de Tecnologia da Informação (STI), Gustavo Vieira Tomás, que aproveitou para parabenizar toda a equipe envolvida. “Tivemos o direcionamento correto e a participação de toda a equipe para a finalização do projeto. Além disso, foi fundamental todo o planejamento realizado antes de iniciar a parte de desenvolvimento do PRP, e este novo modelo trará maior produtividade e qualidade  ao trabalho”, disse.

O projeto desse sistema foi desenvolvido em período recorde de oito meses, pela Superintendência de Tecnologia da Informação, evidenciando a eficácia do modelo de desenvolvimento de softwares utilizado atualmente pela STI, que busca agregar valor de negócio a entregas rápidas, alinhadas às metas prioritárias da alta gestão da Secretaria da Economia, aponta Gustavo Tomás.

O PRP será gerenciado pela Gerência de Contas Públicas (GECOP) da Superintendência Contábil, vinculadas à Subsecretaria do Tesouro Estadual, integrando as previsões de todas as receitas estaduais com a participação da Receita Estadual e de todos os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual.

O superintendente Contábil, Ricardo Borges de Rezende, destaca que o novo PRP está integrado ao Sistema de Contabilidade de Goiás – SCG e ao Sistema de Elaboração Orçamentária – SEO-Net, possibilitando a montagem das séries históricas da arrecadação estadual e a utilização de parâmetros econômicos que viabilizaram uma projeção de receitas com maior grau de assertividade e flexibilidade de simulação de cenários para o planejamento orçamentário do Estado.

Arrecadação

Para o Gerente de Contas Públicas, Alexandre Hatadani, a crescente complexidade das normas que regem a responsabilidade fiscal, a arrecadação e a aplicação de recursos públicos, impõem a necessidade de analisar simultaneamente diversos cenários econômicos, com receitas projetadas segundo modelos estatísticos modernos. O novo sistema foi concebido para enfrentar esses desafios.

Participaram de forma ativa neste exitoso projeto, a Gerência de Desenvolvimento de Sistemas (Gedes) da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), a Gerência Especial de Contas Públicas (GECOP) da Superintendência Contábil, a Gerência de Modernização Institucional e Gerência de Planejamento Institucional da Superintendência de Gestão Integrada (SGI).