Jornada Cívica encerra o Embaixadores da Cidadania 2022

O evento ocorre no Auditório Mauro Borges, subsolo do Palácio Pedro Ludovico Teixeira nesta terça-feira, 28 de junho, às 14 horas com a presença de autoridades, coordenadores e responsáveis pelo projeto (Arte: CGE)

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás, a Organização das Voluntárias de Goiás e a Universidade Federal do Estado de Goiás realizam o evento Jornada Cívica, com palestras sobre engajamento cívico, o encerramento do projeto Embaixadores da Cidadania 2022 e premiação de R$ 30 mil para os vencedores.

O evento ocorre no Auditório Mauro Borges, subsolo do Palácio Pedro Ludovico Teixeira nesta terça-feira, 28 de junho, às 14 horas com a presença de autoridades, coordenadores e responsáveis pelo projeto. Os vencedores da edição 2022 serão revelados e premiados na ocasião.

O controlador-geral do Estado de Goiás, Henrique Ziller; a reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita Pereira; a coordenadora do AJUS-UFG, Jessica Traguetto; e a diretora de programas especiais da Organização das Voluntárias de Goiás, Rubia Prado, farão a abertura da Jornada.

Na sequência, três palestras sobre a conexão governo e cidadão serão ministradas:

-O papel do Estado no fortalecimento da democracia (Gabriella Pio, líder de projetos de controle social)

-Prontos para ouvir: A Ouvidoria como ponte de participação (Danilo Carvalho, ouvidor do estado)

-Cidadão protagonista: Casos para inspirar (Ana Carolina Bueno, assessora de projetos de controle social).

Para finalizar, será realizado o encerramento do Embaixadores da Cidadania, com a premiação dos TOP 5 melhores projetos, o reconhecimento do TOP 10 melhores projetos e homenagens aos parceiros institucionais e tutores. Haverá lista de presença para emissão de certificado de 4 horas de participação.

Embaixadores da Cidadania

A terceira edição do Embaixadores da Cidadania, projeto do Governo de Goiás, ofereceu capacitação em democracia, cidadania, transparência e controle social. Curso coordenado pela Controladoria-Geral do Estado entregou certificação de 60 horas emitida pela Universidade Federal de Goiás e premiação de R$ 30 mil.

A edição 2022 do Embaixadores da Cidadania foi dividida em duas fases. Na primeira, os participantes tiveram formação a respeito do poder da democracia a favor da coletividade e capacitação em temas referentes à cidadania, transparência pública e controle social. A didática, implementada em plataforma própria, contou com cursos teóricos à distância e acompanhamento de tutores.

Na segunda fase, aberta aos participantes interessados e que concluíram a parte teórica, os embaixadores elaboraram e executaram projetos com ações de impacto social, contando com a orientação da equipe do Embaixadores da Cidadania.

Em 2022, foram oferecidas 840 vagas, com 1410 inscritos. Além do Brasil, foram realizadas inscrições e participação de pessoas da Guiné Bissau, Angola e Cabo Verde.

Nas edições de 2020 e 2021, o Embaixadores da Cidadania alcançou números importantes na formação cidadã de jovens e adultos. Com participantes de todo o Brasil e de outros quatro países de língua portuguesa (Timor Leste, Angola, Cabo Verde e Guiné Bissau), o projeto ultrapassou 2 mil inscrições e selecionou 1300 participantes. Mais de 300 projetos de impacto social foram realizados.