Mutirão da Documentação atende custodiados do Complexo Prisional de Aparecida

Objetivo foi fornecer documento básico aos privados de liberdade, como certidão de nascimento e regularização do CPF (Foto: Divulgação)

Mais de 300 custodiados do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia receberam documento de identificação (Registro Geral), gratuitamente, por meio de parceria entre a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), Polícia Civil (Instituto de Identificação), Defensoria Pública do Estado de Goiás e Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás.

Ao longo desta semana (de 20 a 24), as instituições promoveram um Mutirão de Documentação dentro da Casa de Prisão Provisória (CPP) e da Penitenciária Odenir Guimarães (POG). O objetivo foi fornecer documento básico aos privados de liberdade, como certidão de nascimento e regularização do CPF.

O projeto será estendido às nove regionais da DGAP, de modo a alcançar detentos das 95 unidades prisionais do Estado. “Essa documentação garante aos detentos dignidade, cidadania e melhor reintegração ao convívio da sociedade”, afirma o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires.

Por meio dos documentos pessoais com foto, é possível ao custodiado conseguir se matricular na educação básica, em cursos profissionalizantes, exames nacionais e obter emprego junto às empresas parceiras do sistema prisional e nas atividades fornecidas pelo Estado e prefeituras conveniadas. Nos casos em que o trabalho seja remunerado, o custodiado se habilita a abrir conta em bancos, onde será depositado sua parcela de pagamento.