Em Águas Lindas de Goiás, Caiado inaugura Colégio Estadual Iris Rezende Machado

O governador Ronaldo Caiado entrega o Colégio Estadual Iris Rezende Machado, e autoriza a construção de 35 casas, investimento de R$ 8,8 milhões em Águas Lindas de Goiás (Fotos: Hegon Corrêa)

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta sexta-feira (24/6), em Águas Lindas de Goiás, Entorno do Distrito Federal, o Colégio Estadual Iris Rezende Machado, terceira Escola Padrão Século XXI do município, e autorizou a construção de 35 novas unidades habitacionais do Programa Pra Ter Onde Morar, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab).

“O que me empolga é fazer a inclusão social e dar às crianças orgulho de morar em Goiás e, com uma educação de qualidade, chances de vencer na vida. Vocês vão ser melhores do que alunos de quaisquer colégios no Brasil”, disse Caiado aos estudantes.

CAIADO A. LINDAS- ESCOLA 1

Para a entrega da nova escola, o Estado investiu R$ 4,5 milhões, o que inclui pagamento de dívidas da gestão anterior, e R$ 3,4 milhões da atual licitação. O colégio vai atender, no ano letivo de 2023, estudantes do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio.

Homenagem

Ao citar os cargos que o ex-governador que dá nome ao colégio ocupou durante a vida pública, Caiado disse que a homenagem é a um político que foi exemplo para Goiás e orgulho para os goianos. “Estamos aqui perpetuando o nome de um exemplo para todos: Iris Rezende Machado”, destacou.

“Minha filha recebeu uniforme e material escolar de qualidade. Hoje, ela tem um computador [Chromebook] que eu não teria condições de comprar para ela estudar”, disse Israel Sales, representando os pais de alunos. O professor Marcos Renato falou em nome dos servidores da educação e ressaltou os investimentos nas escolas e o incentivo ao estudo que é dado pela atual gestão aos alunos. Ele destacou o uniformes, mochila, tênis e materiais didáticos oferecidos pelo governo. “Igualdade para todos os alunos.”

A construção do colégio foi iniciada em 2009, pela antiga Agetop, e paralisada na gestão passada. Ela foi retomada em maio de 2018. Em outubro do mesmo ano, foi novamente suspensa por falta de pagamento. A atual gestão rescindiu o contrato e, em agosto de 2021, quitou a dívida. Os trabalhos foram retomados em outubro de 2021, e a escola agora foi entregue à comunidade, depois de 13 anos de espera.

CAIADO A. LINDAS- ESCOLA 5

Localizado no setor Mansões Odisséia, o Colégio Estadual Iris Rezende Machado possui 12 salas de aula, quadra esportiva coberta e dois laboratórios de ciências. A unidade escolar também possui biblioteca, laboratório de informática, cozinha com refeitório, vestiário, banheiros e bloco administrativo.

“O que o governador Ronaldo Caiado tem feito pela educação em Goiás é algo inédito. O que mais importa na vida é o estudo, a educação que se recebe. E é isso que ele vai deixar para as futuras gerações”, disse o prefeito de Águas Lindas de Goiás, Lucas Antonietti.

Moradias

Durante o evento, o governador fez a assinatura da ordem de serviço para construção das 35 unidades habitacionais do Programa Pra Ter Onde Morar – Construção. O investimento do Governo de Goiás nas casas é de R$ 4.363.956,10. As unidades são destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social, a custo zero.

Participaram do evento no colégio a secretária de Educação, Fátima Gavioli; o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel Sant’Anna Braga Filho; os deputados Delegado Waldir (federal) e Zé da Imperial (estadual); o vice-prefeito do município, Jorge Amaro; o ex-deputado federal Daniel Vilela; o ex-ministro Alexandre Baldy; e outras lideranças.

Confira a galeria de fotos!