Agrodefesa intensifica divulgação do Passaporte Equestre

(Arte: Agrodefesa)

Criado pela Lei 20.947/2020 e lançado pelo governador Ronaldo Caiado em abril deste ano, durante o Encontro de Muladeiros, em Iporá, o Passaporte Equestre já é realidade e muitos criadores de equídeos já obtiveram o documento que facilita o transporte de equídeos no Estado de Goiás. Contudo, a Agrodefesa está empenhada em difundir com mais intensidade as vantagens da documentação eletrônica que tem validade de um ano e desburocratiza a movimentação de animais para as mais diversas finalidades no território goiano.

Em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-Goiás), Secretaria da Economia e Emater-Goiás e apoio financeiro do Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (Fundepec), a Agência começa a divulgar o Passaporte Equestre a partir desta segunda-feira (27), com o objetivo de mostrar aos criadores de equídeos as facilidades para obtenção do documento e vantagens para os deslocamentos dos animais.

Abrangência

A ação inclui a distribuição e fixação de cartazes em todas as unidades da Agrodefesa no interior (são 236 Unidades Locais e 12 Regionais); em todos os escritórios da Emater-Goiás (197 municípios), Sindicatos Rurais, Agenfas e Delegacias Regionais de Fiscalização da Secretaria da Economia, Prefeituras, Associações de Criadores, lojas de produtos agropecuários, eventos pecuários, e outros locais públicos de maior frequência pelos equideocultores. Em muitos desses pontos também haverá flyers para entrega direta aos produtores.

Os cartazes e flyers foram elaborados em linguagem clara e objetiva que mostra os caminhos para obtenção do Passaporte Equestre, alinhando os principais passos e providências que devem ser observados. Além disso, indica também como os criadores podem acessar o Manual de Orientação e Uso do Sistema Sidago, que contém todas as informações necessárias. Para isso, basta acessar o site  www.agrodefesa.go.gov.br e clicar em Passaporte Equestre.

Vídeo

Também com apoio da Agência Brasil Central, foi elaborado um vídeo explicativo, em linguagem objetiva e direta, que a Agrodefesa está publicando em suas mídias sociais e encaminhando também para órgãos públicos e entidades parceiras para disseminar ainda mais as informações básicas que os criadores precisam saber para requerer o Passaporte Equestre. O material deverá ser publicado também em grupos whatsapp dos fiscais estaduais agropecuários da Agência, de médicos veterinários cadastrados na Agrodefesa e também de produtores rurais.

As principais recomendações para obtenção do Passaporte são: possuir inscrição estadual cadastrada na Agrodefesa; possuir saldo de eqüídeos na ficha cadastral; contratar médico veterinário cadastrado no Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos para chipar o animal, caso o mesmo não seja chipado; cadastrar o animal no Sistema de Defesa Agropecuária – Sidago; anexar os exames negativos e válidos de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e Mormo; anexar o atestado válido de vacinação contra Influenza Equina e encaminhar a documentação, via Sidago, para homologação da Agrodefesa. Finalmente, comunicar a movimentação do animal.

(Vídeo produzido pela TBC)