Seapa participa do Goiás Social em Morrinhos

Goiás Social é um conjunto de ações do Governo de Goiás para o enfrentamento às desproteções sociais nos municípios goianos

O Governo de Goiás realiza nesta terça-feira (28), em Morrinhos, uma nova edição do Goiás Social. Secretarias, agências e parceiros privados estarão presentes na estrutura montada na Praça Rui Barbosa, levando serviços à população. O horário de atendimento será das 9 às 16 horas. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) dividirá um estande com outras entidades agropecuárias.

Durante o evento, a Seapa entregará 66 certificados a novos concluintes de cursos de avicultura e mandiocultura realizados no município. Repassará também um crédito social no valor total de R$ 80,9 mil a 48 moradores qualificados anteriormente em atividades de horticultura/olericultura e mandiocultura. Eles deverão investir os recursos na estruturação de pequenos negócios familiares para geração de renda.

Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, além de oferecer capacitação em diferentes cursos, o Goiás Social tem permitido que a população possa investir em atividades para gerar e ampliar renda no campo e nas cidades. “É uma ação social importante, que qualifica e dá oportunidade para que concluintes de cursos possam desenvolver negócios e colocar em prática o que aprenderam. Isso gera emprego e renda. É a atenção que o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama, Gracinha Caiado, têm dado ao Estado, priorizando o lado social e econômico também”, informa.

A Agência de Assistência Técnica, Extensão Rural e de Pesquisa Agropecuária (Emater), a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), as Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) e a Faeg Jovem estarão no estande com a Seapa. Entre outros serviços, os parceiros oferecerão orientações sobre cultivo de hortaliças, plantão para tirar dúvidas sobre programas estaduais, inscrições para cursos de olericultura e avicultura e lançamento de declarações de vacinações.

Também participarão do Goiás Social em Morrinhos: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria de Estado da Retomada, Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Polícia Civil (Secretaria de Segurança Pública), Vapt-Vupt (Secretaria de Estado da Administração), Secretaria de Estado da Saúde e Saneago.

Saiba mais
Coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS), em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), o Goiás Social é um conjunto de ações do Governo de Goiás para o enfrentamento às desproteções sociais nos municípios goianos.

Envolve alfabetização de adultos, qualificação e capacitação profissional, reforma de casas e transferência de recursos para aqueles que passarem pelas capacitações, possibilitando geração de renda para as famílias atendidas.

O programa segue critérios de vulnerabilidade social do Índice Multidimensional de Carência das Famílias Goianas (IMCF), cálculo feito pelo Instituto Mauro Borges (IMB) com base nos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Serviço:
Goiás Social – Morrinhos

Data: 28 de junho de 2022 (terça-feira)
Horário: das 9 às 16 horas
Local: Praça Rui Barbosa, Centro, Morrinhos – GO (próximo à Rodoviária).
https://goo.gl/maps/GpYiqT6xysrR7E1K7