Começa elaboração do PPA do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária

Dirigentes, gerentes e técnicos da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), com orientação e apoio de profissionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participam desta segunda até quarta-feira (27 a 29) da 1ª Oficina Presencial do Projeto Piloto de Institucionalização do Plano Plurianual do Sistema Unificado de Atenção à Saúde Agropecuária (PPA-Suasa) para os exercícios de 2022/2023.

A proposta é elaborar um documento consistente de programas, projetos e ações voltados à sanidade animal e vegetal que, uma vez inseridos no PPA-Suasa, serão contemplados com recursos a serem repassados pelo governo federal que está empenhado no aumento da eficácia dos serviços, com foco em resultados de modo a otimizar a aplicação dos recursos públicos. A rigor, os repasses de recursos federais vai dar prioridade às instâncias que apresentarem maior alinhamento estratégico, tático e operacional para alcance dos objetivos da sanidade agropecuária regional e nacional. Trabalho semelhante é desenvolvido também com os demais Estados.

O evento foi aberto na tarde de hoje, no auditório do Centro de Treinamento da Emater-Goiás, em Goiânia, com participação dos diretores de Defesa Agropecuária da Agrodefesa, Sérgio Paulo Coelho e do diretor de Gestão Integrada, Augusto Amaral Rocha, que representou o presidente José Essado. Da Superintendência Federal da Agricultura em Goiás estiveram presentes o superintendente José Eduardo de França e o chefe da Divisão de Defesa Agropecuária, André Brandão. A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento foi representada pela médica veterinária Stella Miranda Menezes. Do Mapa estiveram presentes Alexander Dornelles e André Dusi, ambos ligados à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA).

Em seus pronunciamentos, as autoridades destacaram a importância do planejamento como instrumento de busca e destinação dos recursos, de modo a garantir melhores resultados em todos o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária. Vale ressaltar que o Suasa abrange todas as áreas da sanidade agrícola e pecuária e pode ser comparado com o Serviço Unificado de Saúde (SUS), no que se refere às pessoas, com atendimento universalizado.

Programação

Após a abertura do evento, os gerentes, engenheiros agrônomos, médicos veterinários e outros profissionais da Agrodefesa, bem como representantes do Mapa, da Secretaria da Agricultura e da Secretaria da Economia de Goiás iniciaram os trabalhos. Na tarde de hoje foram realizadas palestras sobre o projeto-piloto de Institucionalização do PPA-Suasa; planejamento e ferramentas para o PPA-Suasa; estratégicas, ferramentas, objetivos e metas da Agrodefesa.

As atividades seguem nesta terça-feira (28), com oficina sobre a metodologia OKR (Objetivos e Resultados-Chave) aplicada à Defesa Agropecuária. Ao longo do dia haverá discussões e ao menos três etapas de elaboração dos OKR da defesa agropecuária de Goiás. Já na quarta-feira (29), serão apresentados todos os OKR elaborados, para discussão, melhorias e apresentação de outras temáticas. Também serão focalizados os próximos passos, com definição de entregas. A solenidade de encerramento está agendada para as 11h15.

Da Agrodefesa participam da 1ª Oficina do Projeto-Piloto do PPA-Suasa os gerentes Antônio do Amaral Leal (Sanidade Animal); Janilson Azevedo Júnior (Fiscalização Animal); Márcio Antônio de Oliveira e Silva (Fiscalização Vegetal); Ivan Mendonça (Compras e Apoio Administrativo); Rafael Costa Vieira (Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário); Pryscilla Rodrigues Gonçalves (Laboratório de Controle de Qualidade de Alimentos e Anna Carla Souza Luccas (Laboratório de Análises de Sementes). E também os fiscais estaduais agropecuários Antônio Barbosa Júnior, Heloísa Rocha, Flávia Ribeiro Rezende Borges Feliciano, Rodrigo Baiocchi Lousa, Daniel Augusto de Medeiros Vieira e Jacqueline Pereira Gomes.