Procon flagra postos com combustível irregular em três dias consecutivos de fiscalização

Em São Miguel do Passa Quatro, posto foi flagrado praticando bomba baixa. O bico da bomba foi lacrado (Foto: Procon Goiás)

Em três dias consecutivos da mesma semana, três postos de combustíveis foram autuados pelo Procon Goiás, após a constatação de irregularidades relacionadas à quantidade ou à qualidade do combustível. Os estabelecimentos ficam nas cidades de Nerópolis, Goiânia e São Miguel do Passa Quatro.

O posto de combustíveis de Nerópolis, no dia 21 de junho, foi flagrado com a bomba baixa de etanol, quando o volume que sai da bomba é menor do que o solicitado pelo consumidor, ou seja, o consumidor paga mais e leva a menos. Com isso, o bico da bomba foi lacrado.

No Jardim Novo Mundo, em Goiânia, o Procon Goiás identificou, no dia 22, a venda de combustível fora dos padrões de consumo. Além da bomba baixa, o percentual de etanol anidro na composição da gasolina comum estava acima do permitido.

Por lei, esse teor deve ser de, no máximo, 27%. No entanto, foi encontrado o percentual de 32%, o que pode provocar danos aos veículos. O estabelecimento foi autuado; o tanque de gasolina comum, seis bicos de gasolina comum e o bico de etanol de uma das bombas foram lacrados pelos fiscais.

No dia seguinte (23), um posto em São Miguel do Passa Quatro também foi flagrado praticando bomba baixa na gasolina comum. O bico da bomba foi lacrado. Para retomar as operações nos equipamentos lacrados, os postos devem sanar o problema e receber autorização da ANP. A sequência de irregularidades constatadas em apenas três dias seguidos é considerada atípica.

O superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Cornélio, ressalta que o órgão está atento para coibir qualquer prática abusiva contra os consumidores. “Nossas fiscalizações foram intensificadas. Os fiscais estão nas ruas e atentos para que o consumidor possa ter segurança na hora de abastecer”, afirma.

Levy Rafael Cornélio orienta que os consumidores exijam o cupom fiscal ao frentista para que tenham um comprovante do serviço. Caso venham a ter algum problema, o documento servirá para registrar uma reclamação ou para o ressarcimento de eventuais prejuízos mecânicos, se o consumidor optar pela via judicial.

As denúncias ao Procon Goiás podem ser feitas pelos seguintes canais:
Telefone 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior)
Internet: Procon Web proconweb.ssp.go.gov.br