GOcloud: nova plataforma expande capacidade digital do governo

Plataforma GOcloud foi lançada durante evento que reuniu gestores de TI de diversas pastas do Governo de Goiás (Foto: Sedi)

A Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) lançou a plataforma de computação em nuvem do Governo de Goiás: GOcloud. O evento, realizado no auditório da Secretaria de Economia, na última sexta-feira (24), contou com a participação dos gestores de TI de diversas pastas do governo e do time da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI). 

A nova tecnologia é mais uma iniciativa da STI para modernizar a infraestrutura e expandir a capacidade digital do Governo de Goiás, com foco na desburocratização de processos e na transformação digital. A GOcloud representa mais praticidade, modernidade, segurança e eficiência na rotina de trabalho dos gestores de TI das secretarias do Governo de Goiás. 

Durante a cerimônia de lançamento, o subsecretário de Tecnologia da Informação, Rodrigo Michel Moraes, disse que a GOcloud resulta do esforço de todo time para oferecer infraestrutura para todos trabalharem bem. “A ideia é ter um portal a nível estadual onde as secretarias do Governo de Goiás possam acessar um parque de computadores para deixar arquivos, rodar ferramentas e entregar serviços para o cidadão”, explica. 

O Governo de Goiás investiu mais de R$ 60 milhões em equipamentos de infraestrutura de Data Center e soluções de software no período de dois anos. Rodrigo ressalta que estes investimentos resultam em melhorias para a população. “Uma vez que a gente tem computadores mais ágeis, com velocidades maiores e memórias mais expansivas, cada secretaria que vai desenvolver um serviço para o cidadão tem uma rapidez maior no atendimento”, pondera o subsecretário.

Segundo o consultor da Fundação Digital GO Cloud – VMWare, Rodrigo Mielke, que fez uma participação no evento, Goiás está no mesmo caminho que muitas empresas públicas e privadas do Brasil e do mundo. “É uma jornada que está sendo adotada no mundo inteiro. Um modelo híbrido e ágil, mas de uma maneira muito mais assertiva e acelerada”, disse ao parabenizar a equipe da STI pelo trabalho.