Saúde lança Campanha Educação sem Violência
A Secretaria da Saúde de Goiás participa nesta terça-feira, 28 de junho, às 15h no Circo Laheto, do lançamento oficial da Campanha Educação sem Violência, com uma oficina para crianças e adolescentes sobre a educação positiva e direitos de proteção desse público.
A edição deste ano prevê 16 dias de ativismo pelo fim dos castigos físicos e psicológicos contra crianças e adolescentes, marcando o dia 26 de Junho – Dia Nacional pela Educação sem Violência, que abrange programações diversas, em todo país, até dia 11 de julho.
Em 2022, o foco é o direito à participação social de crianças e adolescentes, garantido em marcos legais como a Convenção sobre os Direitos da Criança e o Estatuto da Criança e do Adolescente. As decisões da vida familiar, comunitária e política também dizem respeito ao público infantojuvenil. A garantia ao direito à participação é uma das principais linhas de atuação da Rede Não Bata, Eduque e também uma das bases da Educação Positiva, metodologia que privilegia o diálogo e o afeto na relação entre crianças, adolescentes e adultos.
Saúde
A violência contra crianças e adolescentes é registrada pelo Sistema de Informação de Notificação de Agravos – SINAN pois é fator de adoecimento físico e psicológico, com possibilidade de sequelas temporárias ou permanentes, afetando, principalmente, a saúde mental do indivíduo. Em 2021, dados do SINAN mostram que do total de todas as violências notificadas em Goiás, 31% foram violências cometidas contra crianças e adolescentes.
Neste ano, a coordenação do VIVA/Suvisa/SES-GO em parceria com Secretaria Municipal de Saúde de Trindade realizará a distribuição de material educativo na Barraca dos Romeiros, na entrada da cidade de Trindade, no dia 01/07 das 17:30h às 19h. O objetivo é abordar os romeiros e passar informações sobre educação positiva, que podem ajudar mães, pais, educadores e responsáveis a lidar com os desafios de forma não violenta, mais prazerosa e participativa.
A iniciativa é realizada pela Rede de Atenção à Crianças, Adolescentes e Mulheres em Situação de Violência de Goiânia, da qual a Coordenação de Vigilância de Violência e Acidentes (VIVA) da Gerência de Vigilância Epidemiológica de Doenças e Agravos Não Transmissíveis/SUVISA/SES-GO, faz parte.
Sobre os 16 Dias de Ativismo
A campanha 26 de Junho – Dia Nacional pela Educação sem Violência marca o aniversário da Lei Menino Bernardo (13.010/2014), que proíbe os castigos físicos e humilhantes contra crianças e adolescentes em seus espaços de convivência. Neste ano, a lei completa oito anos. Graças ao engajamento de um grupo de pessoas e instituições no estado de Goiás, o 26 de Junho é oficialmente o Dia Estadual de Enfrentamento às Violências Físicas e Psicológicas contra Crianças e Adolescentes.
Dados de violência contra crianças e adolescentes
Segundo dados do Sistema de Informação de Notificação de Agravos – SINAN, de 5.652 violências registradas contra crianças e adolescentes, 30% foram contra adolescentes de 15-19 anos, seguida de 25% de violências contra a faixa etária de 10-4 anos e 21% de violências contra crianças de 1-4 anos de idade. Chama a atenção que 65% destas violências de crianças e adolescentes foram perpetradas contra o sexo feminino.
Quanto à tipologia, nas crianças a principal violência registrada foi negligência/abandono, seguida de violência sexual e física e contra os adolescentes a principal violência foi autoprovocada, seguida de violência física e sexual. Referente ao local de ocorrência da violência cometida contra crianças, 84% são na própria residência e contra adolescentes 73% foram na residência.
Programação geral da campanha:
- 28 de junho – lançamento oficial da campanha no Circo Laheto as 15h com oficina com crianças e adolescentes sobre a educação positiva e o direito à participação.
- Na semana do dia 26 – distribuição de material educativo para as (os) educadores do CECOM e divulgação de vídeo de sensibilização sobre a importância da educação positiva.
- Na semana do dia 26 distribuição de material educativo para educadores do CEMADIPE e fitinhas para as 600 famílias que receberão cestas básicas.
- 01/07 – distribuição de material educativo para romeiros na barraca de atendimento da saúde na entrada de Trindade.
- 07/07 – Live “Menino Bernardo e Joana Marcenal” – Lei de alienação parental e a desproteção de crianças e adolescentes.
Iara Lourenço – Comunicação Setorial SES-GO