Moradores de Goiânia recebem mais mil cartões do Aluguel Social

Famílias recebem cartões do Aluguel Social: Goiânia nova leva (Foto: Octacílio Queiroz)

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) fez nova entrega de cartões do programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social para famílias de Goiânia, nesta quarta-feira (29), no hall de entrada do Estádio Olímpico, Centro da capital. Neste novo atendimento. foram convocadas mil famílias para receber os cartões que dão acesso ao benefício.

Em Goiânia, maior cidade do Estado, cerca de 5 mil famílias já estão recebendo o benefício. O programa foi criado para atender todo o Estado, com foco especialmente no centros urbanos que têm alta concentração de déficit habitacional, caso da Região Metropolitana de Goiânia.

Isso não quer dizer que municípios de menor porte também não estejam sendo atendidos. “O objetivo do programa, que está chegando a 30 mil famílias, é oferecer um alívio financeiro para lares que necessitam se reestruturar financeiramente para seguir em frente”, destaca o presidente da Agehab, Pedro Sales.

Atualmente mais de 50 munícipios já estão recebendo atendimento do programa em algum nível. Novos editais estão sendo lançados nesta semana. A meta, de acordo com Sales, é até o fim do ano alcançar 40 mil famílias atendidas. A expansão segue cronograma de planejamento que objetiva reduzir o déficit verificado pelo Instituto Mauro Borges (IMB) nos municípios goianos.

Para Sales, o programa tem crescido de forma ágil, mas com responsabilidade. “Começamos a executar o Aluguel Social em dezembro e já estamos impactando a vida das famílias e dando condições para que se reergam”, afirma.

Os beneficiários do Aluguel Social são notificados para buscarem seus cartões por mensagem de aplicativo ou por telefone. Em caso de dúvidas, devem verificar se seus nomes estão na lista de convocação pelo site www.agehab.go.gov.br.

Para se candidatar ao programa, a família tem que estar com o CadÚnico atualizado, ter vínculo há pelo menos três anos com o município, estar em situação de vulnerabilidade financeira e não possuir imóvel, entre outros requisitos especificados no edital.

O programa destina o valor mensal de R$ 350 para locação de imóveis por 18 meses para famílias em situação de vulnerabilidade social, superendividamento e que não tenham moradia própria. Os recursos são provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), gerido pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS) da Governadoria.