Artistas goianos têm desconto de 90% na locação de unidades da Secult

Teatro Goiânia é uma das unidades da Secult que oferece desconto a produtores, caso evento seja totalmente dedicado a artistas goianos (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) está oferecendo desconto de 90% para uso de seus espaços culturais, conforme Portaria 162/2022. Essa iniciativa visa a fomentar e promover o setor por meio da retomada de shows, mostras artísticas, peças teatrais, entre outras atividades.

Desse modo, os artistas poderão usar as galerias de artes do Centro Cultural Octo Marques, o Teatro Goiânia e a Vila Cultural Cora Coralina, todas localizadas em Goiânia, bem como o Cine Teatro São Joaquim (cidade de Goiás), para atividades de cunho artístico e cultural. 

Anteriormente, a locação desses espaços custava até R$3,5 mil. Agora, o produtor só precisa pagar a taxa de limpeza, que corresponde a 10% do valor total do aluguel de cada lugar, caso o evento seja totalmente dedicado a artistas goianos. 

Como usar o espaço
Para usar os espaços da Secult, o artista precisa verificar a disponibilidade da data pretendida junto à unidade que deseja realizar o evento. Depois, deve encaminhar um ofício para o e-mail reservas.cultura@goias.gov.br, assinado e escaneado, contendo a data pretendida e um plano de trabalho do evento/espetáculo. 

É importante destacar que atividades de cunho religioso, com conteúdo preconceituoso ou discriminatório não serão aceitas, bem como as de apologia ao crime ou ao uso de drogas. Aniversários, festas ou casamentos também são proibidos.

A contratação de serviços de produção, montagem/desmontagem, segurança e demais servidores fica sob a responsabilidade do artista, bem como a contratação de seguranças, quando necessário. O contratante de cada espaço também deverá obter a liberação do evento junto aos órgãos competentes e enviar o documento para a Gerência de Salas de Espetáculos previamente.