Caiado garante doação de terreno para construção de Hospital do Câncer

Em Brasília, o governador Ronaldo Caiado acerta doação de terreno para construção de Hospital do Câncer em Goiânia (Foto: Cristiano Borges)

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta quarta-feira (29), no Palácio do Planalto, em Brasília, da solenidade de doação da área onde será construído o Complexo Hospitalar Oncológico, em Goiânia. A doação foi autorizada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Trata-se de área de 17 hectares que pertencia à Embrapa. A unidade de saúde será referência em atendimento clínico e cirúrgico, quimioterapia, radioterapia e UTI especializada.

“É uma luta de longa data pela busca de um local que pudesse receber uma estrutura capaz de atender pacientes de oncologia infantil. Espero que essa obra se inicie rapidamente”, celebrou Caiado, que espera contar agora com apoio de deputados e senadores para agilizar o projeto, por meio da destinação de emendas. “Que destinem verba para que a gente possa, o mais rápido possível, tratar crianças de Goiás e todo Brasil, que venham a ser acometidas por esse mal”, pediu.

A construção do complexo faz parte de uma ampla reformulação da assistência em Saúde em Goiás, iniciada com a regionalização da rede estadual, com abertura de policlínicas e hospitais regionais. “Vai ser algo que vai mudar o perfil da Saúde no Estado de Goiás”, sublinhou o líder do Executivo, que também frisou o caráter humanizado do atendimento que será ofertado. “As crianças que estiverem lá para serem tratadas vão ter a companhia dos pais. Para isso, haverá alojamentos qualificados”.

O terreno está localizado próximo à BR-153 e à Ceasa, na capital. A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, neste ano, a Lei municipal nº 10.784, que isenta o Governo de Goiás da cobrança de impostos para a transferência do terreno.

Rede oncológica
A rede estadual para tratamento oncológico foi iniciada com a implantação, neste mês, em uma ala do Hospital Estadual do Centro-Norte (HCN), em Uruaçu. Conforme dados da Secretaria de Saúde, o HCN conta com 36 leitos de internação, capacidade para realização de cirurgias e 22 poltronas para a realização de até 750 sessões de quimioterapia mensalmente.

A unidade recebe demanda clínica e cirúrgica, com estrutura de centro cirúrgico e UTI’s. O atendimento prevê clínica e cirurgia oncológica do aparelho digestivo, urologia, proctologia, dermatologia, pneumologia e ainda, serviço de quimioterapia. A regulação é de responsabilidade do Complexo Regulador Estadual (CRE).

Também está em fase de implantação a unidade de transplantes do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), que contará com estrutura moderna em uma área de 644 m², e terá um total de 32 leitos, sendo seis exclusivos para transplante de medula óssea.

Após a inauguração, e credenciamento do novo serviço pelo Ministério da Saúde, o Serviço de Transplante de Medula Óssea do HGG terá a capacidade de realizar no mínimo seis transplantes por mês (transplante autólogo), além do atendimento ambulatorial de 45 pacientes por mês.