Gracinha Caiado entrega benefícios sociais em Flores de Goiás

Em Flores de Goiás, coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado entrega benefícios do programa Goiás Social (Foto: Enio Tavares)

A coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, participou, nesta quarta-feira (29), da entrega de 547 certificados de conclusão de cursos do Goiás Social e 466 cartões de Crédito Social para moradores de Flores de Goiás. O município do nordeste goiano, a 435 quilômetros de Goiânia, recebeu o projeto Agro é Social, que teve também uma feira de produtos da agricultura familiar.

Dos 547 concluintes de cursos de apicultura (criação de abelhas com ferrão), avicultura (criação de aves) e olericultura (cultivo de hortaliças), 466 foram aprovados em triagem e receberam cartões de Crédito Social para investimento na estruturação das atividades para as quais foram capacitados. O valor total a ser repassado pelo Governo de Goiás é de R$ 1,1 milhão. Com esta nova leva de capacitações, o Goiás Social chega a 788 pessoas certificadas e mais de R$ 1,4 milhão investidos apenas em Flores de Goiás, por meio do Goiás Social.

Em Flores, Gracinha Caiado destacou o potencial produtivo e a força da população local. “Tem muita gente determinada e com garra para trabalhar. Agora, com o Crédito Social, essas pessoas vão poder começar a trabalhar no dia seguinte, garantindo renda extra e comida na mesa”, exaltou. Durante discurso, a primeira-dama também lembrou outras iniciativas estaduais que beneficiaram a população do município, como o programa Mães de Goiás e a cessão de máquinas e caminhões para melhoria da infraestrutura rural.

Por fim, Gracinha ressaltou ainda a importância do Goiás Social, programa criado pelo Governo de Goiás para combater as desigualdades sociais nos municípios. “O curso de capacitação e o Crédito Social fazem parte do nosso Goiás Social, que tem mudado a vida das pessoas em cada canto do Estado. A partir de agora, essas famílias poderão ter uma renda a mais. É isso que buscamos todos os dias, por determinação do governador Ronaldo Caiado”, pontuou.

Desde que foi criado, há pouco mais de um ano, o programa realizou 180 cursos em 63 municípios goianos, com mais de 5 mil certificados e cerca de 4,5 mil cartões entregues. As ações, coordenadas pelo GPS e pela OVG, foram conduzidas em parceria por Seapa, Emater e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), com apoio das prefeituras municipais.

“Tem muita gente determinada e com garra para trabalhar. Agora, com o Crédito Social, essas pessoas vão poder começar a trabalhar no dia seguinte, garantindo renda extra e comida na mesa”, exaltou Gracinha Caiado

Flores de Goiás
Titular da Seapa, Tiago Mendonça garantiu que novos cursos já estão sendo planejados para Flores de Goiás, com foco especial na área de fruticultura. O objetivo do Governo de Goiás é que o município seja um dos principais pontos de apoio do novo polo de fruticultura do Vão do Paranã. “O governador Ronaldo Caiado sempre me pediu uma atenção especial para o nordeste goiano. Flores foi o primeiro município que visitei como secretário. No próximo dia 7, estarei aqui novamente para dar andamento no projeto de fruticultura. Vamos aproveitar o potencial desta região e fazer a diferença na vida das pessoas”, discursou.

O presidente da Emater, Pedro Leonardo, chamou atenção para o fato de Flores ter a maioria de sua população domiciliada na zona rural, o que demanda um forte trabalho de extensionismo. Ele aproveitou a oportunidade para dar a notícia de que a Agência está realizando processo seletivo para contratação de novos extensionistas, sendo que o município deve receber o maior número de profissionais. “Eles vão apoiar e potencializar as ações relacionadas à agricultura familiar”, antecipou.

Prefeito de Flores, Altran Avelar relatou que o município tem 23 assentamentos e mais de 2,5 mil assentados. Por isso, destaca ele, ações do Governo de Goiás como a desta quarta-feira trazem mais dignidade à comunidade. “Eles precisam de auxílio e o Goiás Social trouxe cursos e crédito. Isso é uma ação séria, que proporciona melhor qualidade de vida à população. Com o projeto de fruticultura e o apoio do Governo do Estado, vamos melhorar estradas e pontes. Os benefícios vão chegar a todos os assentamentos. Tenho certeza de que seremos os maiores produtores de agricultura familiar de Goiás”, declarou, entusiasmado.

A agricultora Tatiane da Silva Oliveira Souza, de 39 anos, cultiva hortaliças no Projeto de Assentamento (PA) Bonsucesso I. Ela fez o curso de Olericultura do Goiás Social e recebeu o certificado das mãos da primeira-dama Gracinha Caiado. Para Tatiane, a participação no curso foi importante para aprimorar as técnicas de cultivo. “Foi muito bom. Aprendemos muito na área de adubação, a colocar as quantidades certas, e agora é dedicar e aplicar o que aprendemos. Quero investir na plantação de cebola e aumentar a produção”, afirmou.

O agricultor Reginaldo Feitosa de Oliveira, de 36 anos, fez o curso de Apicultura do Goiás Social. Presidente da Cooperativa de Produtores Rurais de São Vicente (Cooperflores), ele pretende iniciar a produção de mel e se integrar a outros assentados que já produzem. “Estamos animados. A gente já tem alguma noção, às vezes colhemos mel da mata, até correndo riscos. Agora vamos trabalhar da maneira correta, produzindo mais com menos dano à natureza”, disse. O Projeto de Assentamento São Vicente tem 544 assentados, 59 deles fizeram curso de apicultura do Goiás Social.