Governador inaugura 1ª unidade estadual de referência em tratamento de câncer

Centro de Oncologia no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), inaugurado pelo governador Ronaldo Caiado conta com 36 leitos de internação, ambulatório com consultório e quimioterapia, equipamentos de última geração e equipe multiprofissional; ao todo hospital tem 278 leitos, 60 de UTI (Foto: Foto: André Saddi)

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta sexta-feira (1º/07), o Centro de Oncologia no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu. Com a entrega do espaço, o Governo de Goiás inicia a estruturação da rede estadual de tratamento oncológico, sendo o HCN a primeira unidade de referência do Estado. Foram investidos quase R$ 2 milhões na implantação e serão destinados R$ 6,1 milhões por mês para o custeio.

“Uruaçu tem dois momentos: quando foi asfaltada a BR-153; e, posso dizer a vocês com toda a tranquilidade, a chegada, a construção, a instalação e o funcionamento de um hospital com 278 leitos, 40 de UTI adulto e 20 infantil, com o que existe de mais moderno e mais sofisticado”, disse o governador.

O governador falou do desenvolvimento que a unidade leva para a região Norte, já que será um centro para atrair faculdades de enfermagem, bioquímica, medicina e de toda a área de saúde. “Temos uma estrutura hospitalar capaz de dar formação aos alunos da região. É o primeiro serviço de tratamento oncológico de Goiás”, observou.

A ala oncológica recebeu 36 leitos de internação, ambulatório com consultório e quimioterapia, equipamentos de última geração e equipe multiprofissional voltada para o atendimento à especialidade, seja em tratamento clínico ou cirúrgico.

O agendamento será realizado por meio do Complexo Regulador Estadual (CRE) para pacientes que já possuem diagnóstico confirmado ou mesmo aqueles que necessitam de atendimento para definição do diagnóstico. O ambulatório contará com oncologista presente de segunda a sexta-feira, além da equipe multidisciplinar para acompanhar os pacientes em tratamento na unidade.

“Tínhamos uma meta e estamos fazendo hoje a entrega do primeiro centro de tratamento oncológico em um hospital da rede estadual de saúde. Uma unidade como essa é de grande importância não só para os pacientes atendidos, mas para toda a rede de saúde”, explicou o secretário de Saúde, Sandro Rogério.

Estrutura
O centro de diagnósticos foi ampliado para realizar exames como biópsias por punções guiadas com apoio de ultrassonografia e tomografia, além de endoscopia por vias urinárias. Os pacientes que necessitarem de tratamento oncológico terão à disposição 22 poltronas separadas em duas salas, de segunda a sexta-feira, com capacidade para realizar até 750 sessões de quimioterapia por mês.

As cirurgias serão para remoção de tumores. A unidade de internação específica para recuperação dos pacientes oncológicos também será usada para acomodar quem foi submetido a procedimentos cirúrgicos relacionados ao tratamento. O HCN conta ainda com Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), que acelera o tempo do diagnóstico para começar o tratamento o quanto antes. O atendimento prevê oncologia clínica, cirurgia oncológica, coloproctologia, ginecologia, urologia e mastologia.

Humanização
Para garantir o atendimento humanizado, o Centro de Oncologia terá espaço específico para os familiares, além de salão de beleza e oficinas de maquiagem para pacientes que desejarem usufruir do serviço. Além disso, o salão vai ensinar aos pacientes como usar lenços em diferentes técnicas.“É um marco, um dia extremamente emocionante na história do hospital e das pessoas aqui cuidadas, além de seus familiares”, disse o diretor-geral do HCN, João Batista da Cunha.