DRF de Goiás flagra carretas conduzindo bovinos com notas fiscais inidôneas

A fraude consiste, além da utilização de notas fiscais irregulares e também de documento sanitário (GTA) falso para “acobertar” o trânsito dos animais até ao estado paulista (Foto: Divulgação)

Com a finalidade coibir o transporte de animais em desacordo com legislação tributária estadual, auditores fiscais da Delegacia Regional de Fiscalização (DRF) de Goiás autuaram nesta quinta-feira, 8/4, duas carretas com 114 cabeças de bovinos, de idades entre 13 e 24 meses sendo destinados ao Estado de São Paulo, com documentação fiscal inidônea.

Conforme apurado pela fiscalização da Receita Estadual a fraude consistia, além da utilização de notas fiscais irregulares e também de documento sanitário (GTA) falso para “acobertar” o trânsito dos animais até ao estado paulista.

Os rebanhos foram avaliados, para efeito de base de cálculo, em R$302.000,00. Durante a ação foram lavrados dois autos de infração no valor de R$52.000,00 (entre ICMS e multa), que foram quitados e as cargas liberadas.

Os responsáveis pelas cargas ainda responderão a inquéritos instaurados pela Polícia Civil goiana. A apreensão contou com a participação do Batalhão Rodoviário Estadual de Goiás. “O combate ao trânsito irregular de mercadorias consiste em um trabalho sistemático do Fisco estadual no sentido de evitar a sonegação de tributos”, frisa Genivaldo Nunes, delegado de Fiscalização de Goiás.