Festa da Caçada da Rainha chega à 70ª edição, em Colinas do Sul

Festa da Caçada da Rainha atrai milhares de turistas ao município de Colinas do Sul, na Região Turística da Chapada dos Veadeiros (Foto: Prefeitura de Colinas do Sul)

O município de Colinas do Sul, na Região Turística da Chapada dos Veadeiros, recebe milhares de visitantes, a partir desta quinta-feira (07/07), durante a festa da Caçada da Rainha, que chega à sua 70ª edição. Segundo os organizadores, a Caçada da Rainha, que segue até domingo (10/07), é uma celebração ao Divino Espírito Santo e à Nossa Senhora do Rosário, trazendo heranças do período colonial, aliadas às músicas, danças e demonstrações de valores, crenças e hábitos da cultura popular do nordeste goiano.

Além de conferir de perto as encenações religiosas, os turistas buscam, também, desfrutar das belezas naturais da região. O município de Colinas do Sul está localizado entre o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e os lagos de Serra da Mesa e de Cana Brava, oferecendo uma diversidade de atrativos de lazer ecológico, como rios, cachoeiras, grutas, sítios arqueológicos, trilhas, pesca e turismo náutico.

De acordo com o prefeito de Colinas do Sul, Paulino Batista Vieira, a expectativa é que cerca de 20 mil turistas visitem o município movimentando o comércio local. “O faturamento chega a quadruplicar e traz um grande impacto para nossa economia”, calculou.

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a festa é de grande importância para o turismo regional. “Além das belezas naturais, as manifestações culturais em Colinas do Sul atraem mais visitantes, gerando emprego e renda na região nordeste do estado”, emendou.

Caçada da Rainha
A origem da Caçada da Rainha é narrada pelos antepassados como resultado do “medo” que a Princesa Isabel teve do pai, Dom Pedro II, ao saber que ela havia assinado a Lei Áurea, libertando os escravos. Temendo a repreensão, assim que soube que o imperador estava vindo de Portugal para o Brasil, a princesa reuniu sua comitiva e se escondeu na mata até seu pai se acalmar. Segundo a estória local, assim que soube que a filha tinha fugido, Dom Pedro preparou outra comitiva para procurar a princesa. A notícia correu a província e ao saberem, os escravos resolveram preparar uma festa de agradecimento para recepcionar a princesa.

A festa é encenada anualmente em Colinas do Sul, juntamente com as folias que ocorrem uma semana antes nas fazendas, onde os cavaleiros recebem os “pousos” com muita fartura de comidas típicas. O tradicional “Batuque da Rainha” é realizado após a encenação do “resgate” feito por cerca de 300 mascarados para comemorar a chegada da monarca. Ele se refere à festa da alforria, quando os escravos comemoravam a recém alcançada liberdade, celebrada com motivo de folia ou festa popular católica, com representação cênica, acompanhada de música e dança.

Segundo a definição de historiadores, a festa é um tipo de tradição folclórica de raízes luso-africanas, devido à mistura de manifestações católicas vindas de Portugal com a cultura dos escravos africanos. Para a população, a tradição é uma demonstração de fé, amor e união entre a comunidade e consolida a identidade cultural do município.

Serviço
Assunto: Colinas do Sul realiza a 70ª edição da Festa da Caçada da Rainha, com apoio do Governo de Goiás
Quando: Quinta (07/07) a Domingo (10/07)
Onde: Colinas do Sul (GO)