Aluguel Social: famílias de Catalão são convocadas para entregar documentos

Os documentos podem ser entregues online, também pelo site da Agehab. Em Catalão, as inscrições continuam abertas e podem ser feitas no site

A cidade de Catalão, no Sudeste Goiano, chega à etapa de entrega de documentação no programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social. As famílias que estão com o nome na lista de convocação devem entregar os documentos assim que possível. A lista está disponível no site da Agência Goiana de Habitação (Agehab), www.agehab.go.gov.br. Os documentos podem ser entregues online, também pelo site da Agehab. Em Catalão, as inscrições continuam abertas e podem ser feitas no site.

O passo inicial para a entrega dos documentos no site é clicar no banner Aluguel Social e depois entrar no Portal do Beneficiário, com o CPF e a data de nascimento. A seguir há a opção Visualizar Documentos ou Pendências. Os arquivos devem ser enviados em formato PDF. Caso o candidato tenha dificuldades em usar computador ou internet, pode ainda fazer a entrega pessoalmente, no Vapt Vupt da cidade. Os atendimentos são agendados no site https://vaptvupt.go.gov.br/agendamento.

Os convocados devem comprovar todas informações que foram prestadas no momento da inscrição. Todos os documentos são analisados pela equipe da Agehab e passam por aprovação. Para acompanhar se foram aprovados ou não, basta entrar no site, no mesmo local de envio. Após a aprovação, as pelo site. Somente depois de receber o cartão é possível baixar o aplicativo Pra Ter Onde Morar, para ter acesso ao benefício e fazer as transferências para o proprietário do imóvel.

O benefício é de R$ 350 durante 18 meses e deve ser utilizado exclusivamente para pagar o aluguel. Os beneficiados têm até 60 dias depois que pegarem o cartão par apresentar o contrato de aluguel. Não é necessário reconhecer firma em cartório. O documento deve ser enviado somente pelo site da Agehab, também no Portal do Beneficiário, em formato PDF.

Documentação exigida

Entre os documentos exigidos estão CPF e RG; comprovação de que a pessoa mora há 3 anos no município (deve ser no nome de quem se inscreveu); espelho do CadÚnico atualizado (deve-se procurar o CRAS da cidade); comprovante de estado civil (certidão de casamento, de nascimento ou declaração de união estável); comprovante de endereço atual.

Além disso, a pessoa que se inscreveu deve comprovar pelo menos um dos itens, de acordo com as opções que escolheu no momento de inscrição: laudo médico com avaliação da deficiência; estudante da UEG ou bolsista do Probem; residência em moradia improvisada; ter perdido o financiamento imobiliário por falta de pagamento de parcelas; comprometer mais de 50% da renda com aluguel ou estar com mais de 75% da renda comprometida com endividamento; ser vítima de violência doméstica e familiar ou assistida por medida protetiva; ser família monoparental; ser idoso; nome negativado no SPC/Serasa; ter pleiteado imóvel de programa habitacional no Estado de Goiás e não ter sido contemplado (tem que estar no sistema da Agehab); estar cadastrado em programas sociais do Estado de Goiás (não vale do Governo Federal).

No site da Agehab existem modelos de declarações que podem ser preenchidas, assinadas e enviadas para análise.

Lista de famílias convocadashttps://www.agehab.go.gov.br/files/docs/projetos/Edital003-2022v/003.2022.p.003.pdf

Link para entrega de documentos no site da Agehab: http://palladioweb.agehab.go.gov.br/NoAutentic/DadosIniciais.aspx

Foto: Octacílio Queiroz