Goiás cria mais de 14 mil vagas de emprego em maio

Com mais de 14 mil novas vagas, Goiás tem maior número de geração de empregos no mês de maio, desde o início da pandemia, e é líder no Centro-Oeste

Goiás criou 14.634 novos empregos formais em maio desse ano, de acordo com levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que também aponta o Estado como líder de geração de empregos no Centro-Oeste. Os dados mostram, ainda, que o setor de serviços foi o destaque, com 5.823 novos postos de trabalho ocupados. O resultado é o melhor para o mês desde o início da pandemia.

As vagas de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas registraram 2.382 do total das vagas. Já os setores de administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais ofertaram 1.676 vagas.

O resultado positivo alcançou outros setores. As atividades econômicas da indústria, levando em consideração a diferença entre admitidos e desligados, fecharam o mês de maio em segundo lugar, com 2.519 empregos formais. O setor de comércio aparece logo após com 2.417; agropecuária somou 2.236 novas vagas e, construção, 1.639 postos ocupados.

Titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho cita programas como o Cinturão da Moda, que leva a pequenos municípios o modelo de negócios já frutífero da região da 44, em Goiânia. “Todo o serviço de prospecção de novas empresas e investimentos tem como objetivo acelerar o desenvolvimento e gerar mais postos de trabalhos”, diz Joel.

Em todo o país, com um crescimento também acima das expectativas, maio registrou 277.018 vagas de empregos formais, sendo Goiás o Estado com maior desenvolvimento do Centro-Oeste e um aumento de 10,5% em comparação a abril.

Foto: Rodrigo Cabral