Saúde alerta população para a importância dos cuidados contra Covid-19

SES-GO alerta as pessoas a reforçarem os cuidados contra a Covid-19 no período de férias: atualizar esquema vacinal, usar máscara em locais de aglomeração de pessoas e fazer a higienização frequente das mãos

Com as férias do mês de julho, para proteger a saúde e o bem-estar da população, a Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) alerta as pessoas a completarem o esquema vacinal contra a Covid-19, que é a principal medida de prevenção à doença. Também é importante não abandonar o uso de máscaras em locais de maior aglomeração de pessoas e a higienização frequente das mãos.

Os dados da SES-GO mostram que até esta segunda-feira (11/07), a primeira dose (D1) contra a Covid-19 foi administrada em 5.800.464 pessoas com mais de 5 anos, atingindo a cobertura vacinal de 88,23%. As notificações revelam, também, que 5.198.141 cidadãos goianos receberam a segunda dose ou a dose única (D2 ou DU) que protege contra a doença, o equivalente a 79,07% da população elegível em Goiás.

Atrasos
Apesar de grande parte da população ter atendido ao chamado das autoridades sanitárias, uma parcela significativa de pessoas elegíveis à vacinação contra a Covid-19 está com o esquema vacinal incompleto. Conforme os registros da SES-GO, até esta segunda-feira (11/7), 718.897 pessoas estão com a segunda dose (D2) em atraso.

O primeiro reforço (DR) contra a Covid-19 foi aplicado em 2.465.410 pessoas. Entretanto, outras 2,6 milhões de pessoas ainda estão com a dose de reforço em atraso. Chama a atenção das autoridades sanitárias o fato de o número de pessoas que estão com a dose em atraso ser superior à quantidade dos cidadãos nos quais a DR foi aplicada.

Atualmente, a SES-GO está aplicando a segunda dose de reforço (DR2) em pessoas com 40 anos ou mais e em trabalhadores de saúde. Até o momento, 562.443 pessoas receberam esse segundo reforço. Para dar mais comodidade à população, a SES-GO, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, disponibiliza as vacinas o mais próximo possível das casas das pessoas, em unidades básicas de saúde localizadas nos 246 municípios goianos.

Desde o início da vacinação contra a Covid-19, em janeiro de 2021, foram repassadas pelo MS ao Estado 15.258.914 doses da vacina contra o coronavírus. Prontamente, essas doses foram repassadas pela SES-GO às 18 Regionais de Saúde do Estado, responsáveis por distribuir os imunizantes aos municípios. Do total de doses recebidas, 13.646.528 (93,12%) foram aplicadas em pessoas residentes nos 246 municípios do Estado, de todas as faixas etárias a partir dos 5 anos.

Estudos científicos apontam que a vacinação é primordial para a prevenção das formas graves da Covid-19 e das sequelas relacionadas à doença. A SES-GO segue as recomendações estabelecidas no Plano Nacional de Operacionalização do Ministério da Saúde (MS). Além do esquema primário, no qual estão incluídas as duas primeiras doses contra a doença, o MS faz a indicação de mais duas doses de reforço, no intervalo de quatro meses uma da outra.

Foto: Britto