Portal Expresso divulga estoque de bolsas de sangue do Hemocentro diariamente

A divulgação é importante para orientar doadores e a comunidade em geral sobre a necessidade de novas doações, na tentativa de manter o estoque de sangue estável em todo o Estado (Foto: divulgação)

O portal Expresso, lançado há pouco mais de um ano pelo Governo de Goiás, disponibiliza, em sua página inicial, informações sobre o estoque de bolsas de sangue na maioria das unidades da Rede Estadual de Hemocentros – Rede HEMO (Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz e os quatro Hemocentros Regionais), com indicadores da situação, por grupo sanguíneo. Os dados podem ser acessados por meio do endereço eletrônico www.expresso.go.gov.br.

A divulgação é importante para orientar doadores e a comunidade em geral sobre a necessidade de novas doações, na tentativa de manter o estoque de sangue estável em todo o Estado. O indicador é disponibilizado, no site do Expresso, com informações repassadas diariamente pela própria Rede Hemo.

A classificação leva em consideração a quantidade de bolsas de sangue disponíveis de cada tipo e a demanda daquele grupo sanguíneo. Para sangue AB negativo, por exemplo, acima de 20 bolsas em estoque é considerado estável; entre 10 e 19 está em alerta e abaixo de 10 é considerado crítico. Já para o grupo A positivo, as quantidades vão para 60 – estável; entre 30 e 59 – em alerta e abaixo de 30 – crítico. Os indicadores mostram a quantidade exata de bolsas disponíveis em cada grupo.

Doações

Ainda na plataforma, no campo dos indicadores, há um link para quem deseja se tornar doador, que direciona para o agendamento no site do Hemocentro. Os critérios para se tornar um doador de sangue são simples e envolvem estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização para doar), pesar no mínimo 50 kg e respeitar um intervalo mínimo de 60 dias para homens, e 90 dias para mulheres, desde a última doação. Outros detalhes, como doenças pré-existentes e outras condições, podem ser conferidos no site do Hemocentro .

Benefícios

Além do socorro a quem precisa do sangue, a doação traz ainda uma série de outros benefícios para quem decide se tornar doador como: Isenção da taxa de inscrição em concursos públicos e compensação do dia de trabalho, além da possibilidade de pagar meia entrada em alguns eventos culturais que aderem às campanhas de doação. O doador também tem a oportunidade de receber um checkup do seu estado de saúde, uma vez que todo sangue recebido passa por uma triagem para identificar possíveis problemas.

Expresso

O portal Expresso foi lançado em maio de 2021 e oferece mais de 100 serviços da gestão estadual, todos disponíveis por meio virtual. O programa engloba diversos canais de atendimento, como o portal expresso.go.gov.br, totens de autoatendimento, aplicativo e balcões de atendimento presencial em parceria com prefeituras municipais.