Semad realiza mais de mil atendimentos na Temporada do Araguaia 2022

Semad realiza mais de mil atendimentos na primeira quinzena da Temporada do Araguaia 2022 (Foto: Semad)

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou mais de mil atendimentos na primeira quinzena da Temporada do Araguaia 2022. Até o momento, foram realizadas 206 abordagens, com lavratura de 17 autos de infração, apreensão de mais de 100 quilos de peixes e outros animais, além de equipamentos de pesca e armas de fogo. Além da fiscalização, ações de educação ambiental, para coibir depredação dos recursos naturais, alcançaram 730 visitantes.

A operação foi lançada no final de junho, com a instalação de estandes da secretaria em pontos de maior atração turística, como Aruanã e o distrito de Luiz Alves, em São Miguel do Araguaia. Já foram realizados 279 atendimentos nos dois estandes instalados na região, com emissão de 62 licenças de pesca para aposentados e isentos, após o repasse de informações.

Depois de dois anos de suspensão da temporada devido à pandemia da Covid 19, o foco da iniciativa está voltado para as ações de educação ambiental e preservação dos recursos naturais. Titular da pasta, a secretária Andréa Vulcanis lembra que as ações ostensivas serão utilizadas mediante a constatação de irregularidades, mas que o trabalho principal é pedagógico, de conscientização.

“Nossas equipes seguirão percorrendo praias e acampamentos com orientações quanto à destinação adequada dos resíduos sólidos, ações de fiscalização e monitoramento ambiental. O intuito é estabelecer ações educativas para que não haja necessidade de operações ostensivas de combate à pesca predatória”, ressalta Andréa Vulcanis.

Além da conscientização ambiental, equipes visitam acampamentos instalados em praias e às margens do rio, no sentido de dar destinação adequada a todo o resíduo produzido. Cerca de quatro mil sacos de lixo foram distribuídos, a maioria nos 77 acampamentos e 14 ranchos visitados pela Semad. As ações de educação ambiental, com conscientização sobre a preservação do meio ambiente e orientações sobre práticas vedadas no Rio Araguaia, alcançaram 730 visitantes.

Apreensões
Mesmo com todo o trabalho de orientação promovido, foram apreendidos 114,5 quilos de pescados, carnes de dois jacarés, 15 tartarugas vivas, seis galos de rinha e diversos materiais utilizados na pesca predatória, como tarrafas, redes, zagaias, arpões, anzóis, varas de pesca, molinetes e demais ferramentas. Ao todo, foram realizadas 108 abordagens náuticas e 98 veiculares nas ações de fiscalização, com recolhimento de 52 objetos e apreensão de três armas de fogo.

Juntos pelo Araguaia
O Programa Juntos pelo Araguaia é mais uma iniciativa que compõe o trabalho da Semad na região, que segue até o final do mês de julho. Lançada em 2019 pelo Governo de Goiás, em parceria com os governos federal e estadual do Mato Grosso, além da iniciativa privada, a ação visa garantir a recuperação ambiental da bacia do Alto Araguaia e conta com previsão de investimento superior a R$ 43 milhões. Desse total, R$ 18 milhões já estão em execução, com mais de 60% dos lotes 01 e 02 implementados.