Emater garante 20 mil máscaras para servidores trabalharem em segurança

Equipamentos já estão disponíveis em sede administrativa da Agência; máscaras destinadas a escritórios locais no interior do Estado estão sendo enviadas para regionais (Imagem: Divulgação)

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) garantiu a compra de 20 mil máscaras cirúrgicas descartáveis para serem distribuídas aos servidores da sede administrativa e das doze regionais espalhadas no Estado. A operação é executada pelo departamento de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), responsável pela promoção da saúde e proteção da integridade física dos trabalhadores.

De acordo com a técnica em Segurança do Trabalho da Emater, Luciene Cintra, as máscaras serão suficientes para dois meses de jornada de trabalho. Como o equipamento é descartável, cada servidor tem direito a duas máscaras por dia, uma para ser usada no período matutino e outra no turno vespertino.

O material já está disponível na sede administrativa da instituição, em Goiânia. Já as máscaras destinadas aos escritórios locais no interior do Estado estão sendo enviadas para as regionais.

“Neste momento de pandemia é muito importante o uso de máscaras de proteção respiratória, pois, além de se proteger, o servidor protege outras pessoas que estão no ambiente. Essas máscaras impedem que gotículas sejam lançadas no ar, o que torna o local mais seguro para todos. Se todos usarem, teremos menos contaminações”, explica o engenheiro de Segurança do Trabalho da Agência, Antônio Moreira da Silva Júnior.

As máscaras cirúrgicas descartáveis apresentam eficácia comprovada, fornecendo uma barreira de proteção contra respingos e gotículas que podem atingir a boca, o nariz e o trato respiratório do usuário. Ela deve ser colocada com cuidado para cobrir a boca e o nariz e amarrada com segurança para minimizar as lacunas entre o rosto e a máscara.