Estado e UFG discutem boas práticas de gestão para ensino técnico e profissionalizante

Escolas do Futuro do Estado de Goiás: mais de 15 mil alunos matriculados em cursos nas áreas de Tecnologia e Artes. (Fotos: Arquivo Sedi)

Com o objetivo de fomentar o debate sobre a importância do planejamento para uma gestão escolar eficiente, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) realizam, de hoje (04) até sábado (06), um encontro de imersão com representantes da pasta e das Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs). O secretário Marcio Cesar Pereira e a subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sheila Pires, abrem o evento nesta quinta-feira (4), às 18h, em Anápolis, ao lado do diretor-geral do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da UFG, Moisés Ferreira da Cunha.

A programação, além de palestras sobre boas práticas de gestão e Business Model Canvas – entre outros temas -, prevê a participação de convidados do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ao final do encontro, no sábado (6), cada EFG deverá apresentar um plano com previsão de ações a curto, médio e longo prazo.

Criadas pelo Governo de Goiás para oferecer cursos técnicos e profissionalizantes nas áreas de Tecnologia e Artes, as EFGs já somam 15,6 mil matrículas efetuadas entre janeiro de 2021 e junho deste ano. Atualmente, quatro unidades estão em funcionamento: Sara Kubitschek, em Santo Antônio do Descoberto; Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia; e Luiz Bittencourt e Basileu França, em Goiânia. As três primeiras são de base tecnológica e, a última, tem na arte seu ponto principal.

As EFGs estão sob a responsabilidade do Governo de Goiás, por meio da Sedi, e são administradas pelo CETT, mediante convênio firmado com a UFG.