Estande do Agro leva informações e serviços durante a 75ª Exposição Agropecuária de Goiás

Goiás é destaque no cenário nacional na área de pecuária e ocupa a segunda posição no abate de bovinos no País. (Foto: Divulgação)

O Governo de Goiás estará presente na 75ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás a partir desta sexta-feira (05). O Estande do Agro vai funcionar até dia 14 de agosto, de 8h às 20h, em frente ao auditório Augusto Gontijo, com orientações e serviços voltados ao produtor rural goiano.

Durante os 10 dias de atendimento, serão realizadas demonstrações sobre sistema de aquaponia (que alia produção de peixes e hortaliças na mesma estrutura), plantão técnico voltado para assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária, orientação sobre programas e políticas públicas como bioinsumos, Selo Arte, crédito rural, Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO Rural), além da oferta de serviços agropecuários, como informação e auxílio para emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) e do Passaporte Equestre, por meio do Sistema Expresso.

Lançado em abril deste ano, o Passaporte permite a circulação, em território goiano, de equinos, asininos e muares, que portem apenas um chip e um QR Code (espécie de código de barras facilmente escaneável). A tecnologia contribui para reduzir custo, desburocratiza o trânsito e moderniza a fiscalização de equídeos.

No estande será instalado, ainda, um Gabinete Itinerante, espaço onde os titulares, diretores e superintendentes das pastas atenderão e despacharão as demandas diretamente do Parque de Exposições Agropecuário de Goiânia. O titular da Seapa, Tiago Mendonça, enfatiza que a exposição é a vitrine do agronegócio em Goiás. “Por toda sua representatividade, o Governo de Goiás está presente na edição 2022 com o Estande do Agro”, completa.

“Participar da Exposição Agropecuária do Estado de Goiás é uma das principais oportunidades que temos de apresentar os programas e serviços da Emater ao produtor rural, especialmente pela abrangência e prestígio deste evento junto aos goianos”, explica Pedro Leonardo Rezende, presidente da Emater.

Debates

Entre as atividades já confirmadas estão duas reuniões com representantes de diferentes segmentos produtivos no Estado. É o caso do encontro da Câmara Técnica e de Conciliação da Cadeia Láctea de Goiás, que reúne representantes da cadeia produtiva leiteira no Estado.

Será realizada, ainda, mais uma edição da Câmara Temática ‘O Agro é de Todos’. Durante o encontro, que tem como tema o Mapeamento e Gestão de Riscos Climáticos no Agro, representantes de mais de 50 instituições do setor discutirão assuntos como prevenção e combate a queimadas em áreas florestais e rurais, situações de emergência em casos de incêndios e queimadas no Estado, formas de prevenção a alagamentos e danos à agropecuária por meio de operação especial e outros. Ambas as reuniões estão previstas para o dia 11 de agosto.

O Estande do Agro é composto pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas jurisdicionadas – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás),

Destaque nacional

A Exposição Agropecuária do Estado de Goiás é conhecida pela movimentação e volume de negócios realizados, principalmente, na área de pecuária. Neste segmento, Goiás é destaque no cenário nacional. Atualmente, o Estado ocupa a segunda posição no abate de bovinos no País (atrás apenas de Mato Grosso), com 2,97 milhões de cabeças abatidas em 2021, segundo dados da Radiografia do Agro em Goiás, publicação da Seapa.

Em exportação de carne bovina, o Estado está em terceiro lugar, com 267,19 mil toneladas. Já em equinos, Goiás possui 381,7 mil animais, ocupando a sétima posição no ranking nacional. Entre os principais criadores no Estado estão Nova Crixás, Luziânia, Morrinhos, Catalão e Formosa.

Já o Valor Bruto de Produção (VBP) da pecuária em Goiás está estimado, em 2022, em R$ 32 bilhões, ocupando 8,7% do total nacional e 7º lugar no ranking do País. Nesse segmento, a carne bovina aparece em primeiro lugar, com VBP estimado em R$ 16,6 bilhões, seguido por frango, com R$ 8,03 bilhões, e ovos, com R$ 1,05 bilhão.

Assunto: Estande do Agro na 75ª Exposição Agropecuária de Goiás

Quando: 5 a 14 de agosto, das 8h às 20h

Onde: Parque de Exposições Agropecuárias Pedro Ludovico Teixeira, Setor Nova Vila, Goiânia (GO)