Hospital da Mulher celebra Semana Mundial do Aleitamento Materno

A ação contou com uma roda de conversa, liderada pela coordenadora do Banco de Leite Humano, Renata Leles, e também com um momento de tirar dúvidas com a equipe de multiprofissionais do hospital

O leite materno é um dos melhores investimentos para salvar vidas! Ele contém todos os nutrientes que um recém-nascido precisa para se desenvolver, além dos anticorpos e glóbulos brancos que previnem as infecções e as doenças. 

Diante desse fato, foi instituída a campanha Agosto Dourado, no intuito de incentivar o aleitamento materno. Logo no início do mês, de 1º ao dia 7, temos a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), e o tema deste ano é “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”.

Para celebrar essa semana, o Hospital Estadual da Mulher (Hemu) promoveu nesta quinta-feira, 4, o Cine Materna para gestantes internadas na unidade. Na oportunidade, foram exibidos vídeos sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) e outro a respeito da amamentação. 

A ação contou com uma roda de conversa, liderada pela coordenadora do Banco de Leite Humano, Renata Leles, e também com um momento de tirar dúvidas com a equipe de multiprofissionais do hospital. As participantes receberam brindes.

Renata destacou a importância das pacientes estarem em uma unidade de saúde que é credenciada como Amigo da Criança. O Hemu é referência no Estado e dispõe de uma equipe preparada para ajudar as mães que necessitam de ajuda, com orientações, incentivo, estímulo e apoio ao aleitamento. O aleitamento materno aumenta o vínculo entre a mãe e o bebê.

Doação de leite

A unidade é abastecida com doações de mães com excedente de leite, que realizam a doação armazenando o produto em casa. Para coletar o material, o BLH conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, que disponibiliza veículos e profissionais de apoio.

Os profissionais vão até as residências das doadoras e, além de coletar o leite, fazem um trabalho de orientação às mães. Após ser coletado, o leite é analisado e pasteurizado para que fique em condições sanitárias para o consumo. O leite é então congelado, podendo ficar armazenado por seis meses.

O BLH é pioneiro na realização de atividades voltadas para a conscientização da importância do aleitamento materno e da doação de leite, o que contribuiu com a certificação de “Hospital Amigo da Criança”, concedida por meio da Iniciativa Hospital Amigo da Criança e idealizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Unicef.

Texto e foto: Marilane Correntino / IGH