Festival Italiano de Nova Veneza chega ao último dia com recorde de público

Governador Ronaldo Caiado participa do último dia do Festival Italiano de Nova Veneza (Foto: Hegon Corrêa)

O governador Ronaldo Caiado participou, neste domingo (07/08), do último dia do Festival Italiano de Nova Veneza, na região Metropolitana de Goiânia. O evento encerrou sua 16ª edição com recorde de público: cerca de 125 mil pessoas passaram pela festa, repleta de atrações que relembram o vínculo do município com a imigração italiana. Toda a programação girou em torno da tradição cultural, com destaque para culinária, apresentações artísticas e músicas típicas do país europeu.

Caiado caminhou por todos os estandes, conversou com os participantes do festival e exaltou sua retomada, após dois anos suspenso devido à pandemia de Covid-19. “Gera riqueza, renda e emprego. Movimenta a economia goiana e torna-se, também, um polo turístico no Estado”, sublinhou sobre a boa presença de público.

Chamou a atenção do governador o trabalho da artesã Maria Mota, que faz arte com macarrão, alimento típico da Itália. “São mais ou menos oitenta pacotes de macarrão. Gastei quase 40 dias para confeccionar”, contou a artista sobre os manequins enfeitados com roupas feitas com o alimento. “Olha que habilidade, Deus deu um dom a essa mulher”, comentou Caiado ao observar o artesanato.

Caiado ressaltou, ainda, a importância de realizar eventos temáticos para relembrar e homenagear as origens italianas da cidade. “É uma população que veio para o Brasil e nos ajudou, transformou várias regiões, trouxe sua cultura, suas tradições. Nós, goianos, temos orgulho enorme de apoiá-los”, disse. O presidente da Agência Estadual de Turismo de Goiás (Goiás Turismo), Fabrício Amaral, acompanhou o governador na agenda.

O prefeito de Nova Veneza, Valdemar Batista Costa, atribuiu o sucesso da atual edição do festival ao esforço de todos os envolvidos. “Foram mais de 90 dias de trabalho, mais de 300 funcionários diretos e 1,2 mil indiretos. É uma festa que movimenta nossa economia. Isso representa o 13º e até o 14º salário do pessoal da cidade”, revelou o gestor municipal. “A cada ano, nossas expectativas são superadas”, completou. Na última edição, pré-pandemia, o evento recebeu cerca de 25 mil pessoas a menos do que este ano.

Segundo o prefeito, a atual gestão estadual “recolocou Nova Veneza na rota do turismo”, devido ao suporte oferecido. O festival é realizado pela prefeitura de Nova Veneza e Serviço Nacional do Comércio de Goiás (Sesc-GO), com apoio da Câmara Municipal, e recebeu patrocínio de R$ 527 mil por meio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Goyazes, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Tradição Ítalo-brasileira
O festival começou na última quinta-feira (04/08) com shows, campeonatos, apresentações artísticas e folclóricas. O foco é divulgar a tradição ítalo-brasileira mantida no município desde a sua fundação e a integração com a cultura goiana. Mais 30 estandes oferecem artesanato e todos os tipos de comidas típicas, como macarrão, lasanha, nhoque e polenta frita. Para se ter uma ideia, na cantina oficial do evento, 45 cozinheiras foram designadas para preparar 20 mil pratos ao longo da festa.