Governo e OVG realizam evento para inclusão de quatro mil novos bolsistas no ProBem

Probem dá acesso ao ensino superior àqueles que não têm condições de entrar na universidade sem um auxílio desde o começo do curso (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) realizam, nesta terça-feira (09/08), no Teatro Rio Vermelho do Centro de Convenções de Goiânia, a partir das 19 horas, evento para inclusão de quatro mil novos bolsistas do Programa Universitário do Bem (ProBem). São mil bolsas de estudo integrais e três mil parciais. Com a inclusão dos novatos, 12 mil estudantes goianos em situação de vulnerabilidade social serão contemplados com a iniciativa no segundo semestre de 2022.

Além de assinar o Termo de Adesão, durante a cerimônia, os novos bolsistas receberão informações sobre o funcionamento do ProBem, assistirão a uma apresentação cultural com um grupo de Street Dance da Escola do Futuro de Goiás Basileu França e à palestra com o escritor e empresário Pedro Salomão, que irá abordar temas como liderança e empreendedorismo. Ele começou sua trajetória aos 22 anos e já realizou mais de mil conferências pelo país, motivando milhares de pessoas.

O evento terá a participação presencial de dois mil bolsistas que se inscreveram previamente para a reunião no site da OVG. Os demais selecionados assinarão o Termo de Adesão nos próximos dias, conforme orientação da direção do programa. A assinatura oficializa a inclusão dos candidatos contemplados no último Processo Seletivo do ProBem, realizado em julho de 2022, e é necessária para que o universitário receba a bolsa de estudos. Os estudantes contemplados vão receber o benefício retroativo ao mês de julho.

ProBem
O programa dá acesso ao ensino superior àqueles que não têm condições de entrar na universidade sem um auxílio desde o começo do curso. O ProBem usa um banco de dados nacional, o CadÚnico, para identificar as famílias mais vulneráveis do Estado. Atualmente, a iniciativa beneficia estudantes de 228 municípios goianos. São 70 cursos diferentes em 95 Instituições de Ensino Superior (IES). Desde 2019, o ProBem já beneficiou mais de 30 mil estudantes em todo o Estado.

A iniciativa oferece bolsas parciais que correspondem a 50% do valor da mensalidade, limitadas a R$ 650; e integrais, que representam 100% do valor da mensalidade, limitadas a R$ 1.500. As bolsas concedidas aos estudantes de medicina e odontologia têm valores de R$ 2.900 para parciais e R$ 5.800 para integrais.

O ProBem promove a integração ao mundo do trabalho por meio do Banco de Oportunidades, com oferta de cursos e estágios ligados à área de formação do bolsista e participação em projetos sociais e iniciativas humanitárias, como a doação de sangue. Só no primeiro semestre deste ano, foram 9 mil doações realizadas em parceria com 22 Bancos de Sangue. A iniciativa também oferece acompanhamento integral à família dos bolsistas mais vulneráveis, por meio de uma rede socioassistencial.

Serviço
Assunto: Governo de Goiás e OVG realizam evento de inclusão dos novos bolsistas do ProBem
Quando: Terça-feira (09/08), às 19h
Onde: Centro de Convenções de Goiânia – Teatro Rio Vermelho, entrada pela Rua 30, Setor Central, Goiânia (GO)