Saneago intensifica ações para garantir abastecimento durante a seca

Operários trabalham na obra de adutora na Avenida Anhanguera, na região Leste de Goiânia (Foto: James Morais e Kaiky Fernandez/ Saneago)

Para assegurar o fornecimento de água nos 225 municípios onde atua, a Saneago executa, ao longo de todo o ano, um extenso planejamento de ações para enfrentamento à estiagem. Na Região Metropolitana, a Saneago tem priorizado as ações operacionais visando à redução de perdas de água na distribuição.

A companhia tem intensificado os esforços para combater rompimentos de rede, executando varetamento em 610 mil ligações de água, procedimento que utiliza instrumento específico para rastrear vazamentos. A meta para este ano é a substituição de 150 mil hidrômetros volumétricos, somente na capital, e executar a troca de 10.100 ramais na rede de distribuição, para garantir menos desperdício e mais água na torneira.

Entre as ações de enfrentamento ao período de estiagem, a Saneago aumentou o uso do Sistema Day Night, uma solução tecnológica que auxilia na redução das perdas de água na distribuição. No período noturno, o consumo de água é menor, o que aumenta a pressão nas redes de distribuição de água.

A companhia instalou 100 novos equipamentos na região Metropolitana, que reduzem gradualmente a pressão do sistema para o patamar mínimo durante o período noturno, e aumentam de maneira gradual no início da manhã. O resultado é a redução de vazamentos e, consequentemente, do desperdício de água. Além de maior vida útil para as redes.

Sistema produtor
Em Goiânia, há três sistemas produtores de água, que utilizam dois mananciais: o Meia Ponte (captação superficial) e Mauro Borges/João Leite (reservatório). Os sistemas estão interligados, o que possibilita levar água do reservatório João Leite para atender as áreas do Sistema Meia Ponte durante a estiagem, quando a vazão do rio reduz drasticamente devido à escassez de chuvas no período.

Essa importante interligação é o que garante o abastecimento em áreas da cidade, normalmente atendidas pelo Sistema Meia Ponte. A adutora de integração entre os sistemas Meia Ponte e Mauro Borges/João Leite permite o reforço do primeiro em 800 litros por segundo nos momentos de necessidade.

Este ano, a Barragem João Leite na região Metropolitana de Goiânia verteu durante 135 dias, mais tempo que os 96 dias do ano passado. O vertimento acontece quando a barragem está completamente cheia, a ponto de o excesso de água transbordar.

Barragem João Leite na região Metropolitana de Goiânia que este ano verteu durante 135 dias, mais tempo que os 96 dias do ano passado. O vertimento acontece quando a barragem está completamente cheia, a ponto de o excesso de água transbordar (Foto: Saneago)

Perfuração e interligação de poços
Nos municípios do interior de Goiás e no Entorno do Distrito Federal, equipes da Saneago realizaram estudos para definição de locais favoráveis à captação de água subterrânea, por meio de poços tubulares profundos.

Em 2021, foram perfurados 50 novos poços, o que significa um incremento de 316 litros de água tratada por segundo nos sistemas de abastecimento de água. Estes poços estão sendo interligados para garantir o abastecimento na estiagem de 2022.

Dentre os municípios beneficiados, estão Planaltina de Goiás, e Anápolis, com a interligação de quatro novos poços em cada localidade, além de Luziânia, São Luís de Montes Belos e Goianésia. O Sistema Independência Mansões, em Aparecida de Goiânia, recebeu o reforço de cinco novos poços tubulares profundos, na região do Centro de Reservação Delfiori, que serão interligados este ano.

Obras reforçam o abastecimento
A Saneago está executando um conjunto de obras para integrar o Sistema Produtor Mauro Borges ao Sistema de Abastecimento de Água em Aparecida de Goiânia. Essa etapa consiste na construção da elevatória de água tratada Senac, a duplicação da adutora de água tratada Senac, além da interligação do Centro de Reservação Leste-Celg.

A duplicação da adutora Senac será concluída até outubro, possibilitando o reforço no atendimento à população aparecidense e de regiões de Goiânia. Em 2021, foi concluída parte das obras do Linhão Central e o Booster Cascalho, que já atendem bairros de Aparecida de Goiânia, reforçando o abastecimento no município.

Em Anápolis, há cinco frentes de obras para ampliação dos sistemas de abastecimento de água que vão garantir a segurança hídrica do município, inclusive na estiagem deste ano. Duas delas com conclusão prevista para ocorrer antes do ponto mais crítico do período de seca: a primeira visa a ampliação do sistema na região do Parque Calixtópolis e do Recanto do Sol.

A segunda vai beneficiar 13 bairros na região de abrangência do Centro de Reservação Aeroporto, com outros dois reservatórios com capacidade para quase 1,2 milhão de litros de água tratada e mais de 10 km de redes.