Cidadãos podem fazer registro on-line de denúncias ao Procon
O programa Expresso, disponibilizado pelo Governo de Goiás, oferece aos cidadãos o serviço de registro de denúncias ao Procon Goiás. O acesso pode ser realizado no portal expresso.go.gov.br ou pelo aplicativo Expresso Goiás, disponível para sistemas iOS e Android. Para registrar a denúncia, o cidadão deve buscar por “Criar/Acompanhar denúncia Procon”. A manifestação pode ser registrada de forma anônima ou identificada, conforme critério do denunciante.
No momento do registro, o usuário deve inserir informações válidas para que seja feita a fiscalização. Também é necessário inserir algum telefone e e-mail válidos, para contato nos casos em que for necessário a solicitação de mais detalhes sobre os fatos. Ainda na plataforma, é possível acompanhar o status da manifestação registrada. Para isso, o cidadão deve acessar a página do serviço e informar o número de protocolo gerado após a denúncia.
Encaminhamento
O recebimento e registro das denúncias são realizados pela Gerência de Atendimento ao Consumidor do Procon, e a atividade fiscalizatória, que pode levar ao registro do auto de infração, do termo de constatação, da notificação e do termo de apreensão, é de responsabilidade da Gerência de Fiscalização do órgão.
O superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael, afirma que a plataforma é um meio de garantir a cidadania por meio da oferta de serviços públicos, com o registro online de reclamações originadas a partir de conflitos nas relações de consumo.
“A plataforma Expresso é mais um dos canais de atendimento do consumidor aos serviços do Procon Goiás. É muito importante facilitar esse acesso aos serviços oferecidos pelo Estado para que o consumidor possa ter a efetivação de seus direitos e, consequentemente, de sua cidadania”, afirma o superintendente.
O cidadão também pode registrar denúncias pelo telefone 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior). Já as reclamações podem ser feitas presencialmente na sede do órgão (Rua 8, 242, Ed. Torres, Centro de Goiânia) ou pela internet, por meio do canal Procon Web .
Expresso
Lançado em maio de 2021, o programa Expresso oferece mais de 100 serviços estaduais completamente digitalizados. O programa engloba diversos canais de atendimento, como o portal, aplicativo, totens de autoatendimento e balcões de atendimento presencial, em parceria com prefeituras municipais e com os Correios.