Saneago aprova demonstrações financeiras do segundo trimestre de 2022

dados positivos registrados a cada trimestre demonstram que a Saneago tem superado os desafios do setor e está em plenas condições de cumprir as metas de universalização fixadas pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Foto: Saneago)

A Saneago aprovou, na última quinta-feira (11/08), as demonstrações financeiras referentes ao segundo trimestre deste ano (https://ri.saneago.com.br/). O relatório revela– em comparação com o mesmo período do ano anterior– elevação da receita líquida em 13,43%, o equivalente a R$ 80,7 milhões, e aumento de 10,73% no lucro líquido, correspondente ao valor de R$ 12,2 milhões.

Os principais fatores para a variação foram a elevação do volume faturado de água e de esgoto, a redução de despesas e o reajuste tarifário.

Neste segundo trimestre de 2022, a Saneago também investiu fortemente na expansão dos sistemas. Destaque para o índice de esgotamento sanitário, que saltou de 66,17% para 68,38%, e o índice de atendimento com água tratada, que atingiu 97,74% da população.

A Saneago está entre as melhores companhias de saneamento do Brasil, atuando sob os princípios da transparência e da eficiência, com compliance fortalecido, regulação atuante e incorporação de iniciativas ESG nas rotinas de trabalho.

“É um trabalho sério, focado em resultados e que avançou na eficiência operacional, nos investimentos em obras, na expansão dos sistemas, no fortalecimento da capacidade econômico-financeira e em muito mais”, destacou o presidente, Ricardo Soavinski.

Investimentos
Em comparação com o segundo trimestre do ano passado, a companhia ampliou em 89,74% seus investimentos. Este incremento foi traduzido na regularidade dos sistemas, na qualidade da prestação dos serviços e na ampliação da população atendida.

Os investimentos realizados no segundo trimestre deste ano somam R$ 82,5 milhões. Deste total, 64,89% foram aplicados em sistemas de abastecimento de água, 26,63% destinados aos sistemas de esgotamento sanitário e 8,48% investidos em desenvolvimento empresarial, equipamentos, entre outros bens de uso geral.

Neste segundo trimestre de 2022, foram entregues à população goiana quatro importantes obras, como: ampliação do sistema de abastecimento de água de Goiânia, com a implantação de reservatórios que somam 7.200m³ de capacidade e alcançam cerca de 70 mil moradores; ampliação do sistema de esgotamento sanitário na Região Noroeste de Goiânia, beneficiando 34.800 moradores do Jardim Nova Esperança, Jardim Petrópolis e bairros adjacentes; ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Anicuns; e a conclusão do Sistema Produtor Corumbá, que já está em operação.

Sistema Produtor Corumbá (Foto: Saneago)

Melhorias operacionais
A Saneago é a única companhia estadual com índice de perdas de água na distribuição inferior a 30%, registrando apenas 27% no quesito, e Goiânia, com 18%, é a melhor colocada no ranking das capitais brasileiras.

Outra preocupação é a busca por eficiência energética. Desde março, a companhia passou a comprar energia elétrica pelo Mercado Livre de Energia. A ação gerará, até 2026, uma economia de 22,67% no custo com as contas de energia das unidades que foram migradas: Goiânia (Booster Cascalho), Rio Verde (Booster Abóbora) e Jataí (Captação, ETA e EAT).

Avanços
Os dados positivos registrados a cada trimestre demonstram que a Saneago tem superado os desafios do setor e está em plenas condições de cumprir as metas de universalização fixadas pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026/2020).

Importante ressaltar ainda que a companhia obteve o Selo Empresa Amiga da Família, outorgado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O Selo é um reconhecimento à Saneago por ter um olhar mais humano às rotinas de trabalho, que além de reverberar no bem-estar dos empregados, também gera resultados em relação à produtividade; o que ficou claro nesta mais recente demonstração financeira.