Agrodefesa e Mapa capacitam fiscais para inspeção de produtos de origem animal

A capacitação segue até a próxima sexta-feira, dia 26, com programação extensa de palestras técnicas, com espaços também para questionamentos e esclarecimento de dúvidas (Foto: Agrodefesa)

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), promove esta semana a capacitação de 82 fiscais estaduais agropecuários médicos veterinários que atuam na inspeção de produtos de origem animal em todo o Estado. O objetivo é introduzir novas técnicas, ampliar e melhorar os processos de inspeção com foco na qualidade dos alimentos ofertados ao mercado consumidor.

Na abertura dos trabalhos, realizada na tarde de segunda-feira (22) no auditório do Centro de Treinamento da Emater-Goiás, em Goiânia, o presidente da Agrodefesa, José Essado, destacou a importância do treinamento, especialmente porque os profissionais que atuam na área de inspeção vão conhecer e aplicar metodologias dos programas nacionais de monitoramento de produtos. Ele também enalteceu o convênio firmado com o Mapa para a capacitação, que vai contribuir para melhorar o Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Da Agência, estiveram presentes o diretor de Defesa Agropecuária, Sérgio Paulo Coelho, e o diretor de Gestão Integrada, Augusto Amaral Rocha.

Também participou da abertura dos trabalhos o superintendente Federal da Agricultura em Goiás (SFA-Go), José Eduardo de França, que discorreu sobre a cooperação entre o Ministério da Agricultura e Agrodefesa, sempre visando aperfeiçoar e melhorar os processos relativos à sanidade animal e vegetal no Estado, incluindo a qualidade dos produtos. Para tanto, o Mapa viabilizou o repasse de recursos para pagamento de diárias e deslocamentos, por meio de convênio. França esteve acompanhado do auditor fiscal federal agropecuário da SFA-Go, André Brandão.

O gerente de Inspeção da Agrodefesa, Paulo Viana Filho, fez avaliação geral da atuação do SIE, ressaltou a importância do conteúdo do treinamento que tem a meta de mudar parâmetros, aperfeiçoar a inspeção e padronizar os procedimentos em ações de inspeção realizadas pelos profissionais da Agência. Além dos fiscais de Goiás, também fazem o treinamento três técnicos da área de inspeção do Governo do Distrito Federal.

Programação

A capacitação tem continuidade até a próxima sexta-feira, com programação extensa de palestras técnicas, com espaços também para questionamentos e esclarecimento de dúvidas. Hoje (23), os participantes têm palestras sobre o Programa de Avaliação de Conformidade de Produtos de Origem Animal (PACPOA) e Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC), ministradas pela auditora fiscal federal agropecuária Cláudia Valéria Gonçalves Cordeiro de Sá, médica veterinária que atua no Mapa, em Brasília. Ela também vai tratar do procedimento de coleta de amostras e interpretação de resultados.

Na quarta-feira (24), as palestras serão ministradas pelo médico veterinário Fernando Fagundes Fernandes, da Divisão de Inspeção do Mapa, sobre o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) durante todo o dia. Já na quinta-feira a auditora fiscal federal agropecuária médica veterinária Elenita Ruttscheidt, também do Mapa, vai proferir palestras sobre Aplicação de Medidas Fiscais Cautelares e Fiscalização com Base em Risco. Os trabalhos serão encerrados na manhã de sexta-feira com abordagem do tema Procedimentos Gerais do SIE-Goiás, com coordenação da Gerência de Inspeção da Agrodefesa.