Em Anápolis, Caiado prestigia ampliação de indústria farmacêutica

Governador Ronaldo Caiado conhece expansão de indústria farmacêutica, em Anápolis: “São investimentos que elevam a economia e geram empregos” (Foto: Hegon Corrêa)

O governador Ronaldo Caiado visitou nesta quinta-feira (25/8), no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), as novas instalações dentro do projeto de expansão da Vitamedic Indústria Farmacêutica Ltda, empresa que pertence ao Grupo José Alves. Foram concluídas as quatro primeiras fases de um total de seis planejadas. O objetivo é ampliar a produção da indústria por meio de equipamentos de alta performance.

Após conhecer as novas instalações da indústria, com vários processos automatizados, o governador Ronaldo Caiado ressaltou a qualidade da produção de medicamentos do pólo farmacêutico de Anápolis. “São investimentos que elevam a economia e geram empregos. Nossas empresas trazem o que tem de mais sofisticado no mundo para que nós goianos possamos ser reconhecidos pelo padrão de excelência das indústrias do Estado”.

Em processo de expansão desde 2017, a Vitamedic totalizará R$ 580 milhões em investimentos até 2023 para a produção de 400 milhões de comprimidos mensais. Um aumento de 566% em relação a 2017, quando esse número era de 60 milhões de comprimidos. Atualmente, a farmacêutica emprega 1.100 trabalhadores.

A ampliação envolveu a construção de áreas de armazenagem de produto acabado, matéria-prima, amostragem e pesagem e aumento das áreas de sólidos, líquidos, semi-sólidos e medicamentos sólidos. Até 2023 serão concluídas as fases da planta de antibióticos e a expansão de medicamentos sólidos e suplementos alimentares efervescentes.

O empresário José Alves, presidente do grupo ao qual a Vitamedic pertence, explicou que a entrega das quatro fases cumpre com o propósito da empresa. “É um projeto no qual nos empenhamos. Buscamos dar à indústria farmacêutica o que tem de mais moderno em tecnologia industrial. Estamos cumprindo um papel importante, levando o nome de Goiás para todo país”, ressaltou o executivo.

O investimento em inovação por parte da empresa foi destacado pelo diretor superintendente da Vitamedic, Jailton Batista dos Santos.  “Podemos dizer que estamos entre as maiores indústrias do ponto de vista de aplicação em tecnologia. Em Goiás, somos pioneiros em vários processos automatizados”, explicou.

Acompanharam a inauguração a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado; o secretário de Indústria e Comércio, Joel Sant’anna Braga; o senador Luiz Carlos do Carmo; o vice-prefeito de Anápolis, pastor Márcio Cândido; o ex-ministro de Cidades, Alexandre Baldy; José Garrote (Associação Pró-Desenvolvimento Industrial – Adial Goiás); Rubens Fileti (Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiás – Acieg); Herculano Anghinetti (presidente executivo da Adial Brasil) e Edwal Portilho (presidente executivo da Adial Goiás).