Crer revela nome da nova integrante da equoterapia

No picadeiro da PM-GO, colaboradores do Crer mimam Lua, a nova "equoterapeuta" da instituição, que já tem até crachá oficial que garante a ela o cargo vitalício de "Equoterapeuta Júnior" da unidade (Foto: Láila Dionízio/Agir)


O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), promoveu, durante uma semana do mês de agosto, a campanha de votação para escolha do nome da “nova terapeuta” da sua equoterapia – uma potra recém-nascida, que irá auxiliar no processo de terapia dos pacientes atendidos na unidade.

A votação foi aberta para profissionais da instituição, pacientes e para a comunidade em geral, por meio de um formulário on-line. A revelação do nome ocorreu na semana passada, no picadeiro do Regimento da Cavalaria da Polícia Militar de Goiás..

O resultado da votação, com mais de 600 votos registrados, superou a expectativa do Núcleo de Comunicação do Crer, com mais de cinquenta porcento dos votos no nome Lua.

O nascimento da nova integrante aconteceu na noite da Superlua, no dia 11 de agosto, na única noite do ano de 2022 em que a Lua é vista na fase completa, Lua cheia, e atinge o Perineu, o fenômeno mais conhecido na astronomia como Lua cheia perigeana.

Mesmo pequena, a potra Lua já tem o “superpoder” de mudar a vida de muitas pessoas. No futuro, vai auxiliar nos processos de terapia dos pacientes do Crer durante a equoterapia, ajudando no tratamento de crianças e adultos.

Para Kiarelly Costa, mãe do paciente Isaac Leandro, de 3 anos, é visível como a terapia mudou a vida do pequeno. “Ele sempre foi uma criança agitada e nervosa. Após o início da terapia, percebo a evolução dele diariamente, muita coisa já mudou, se acalmou bastante”, lembra

O Crer é o único hospital de Goiás que realiza a equoterapia pelo SUS, e atende crianças e adultos com os mais diversos diagnósticos.

“O animal é um agente promotor de ganhos da saúde e tem um papel importante no atendimento. O Crer por ser um hospital, proporciona isso à população de Goiás através da equoterapia”, destacou o fisioterapeuta do Crer, Fábio Alex Ribas Rios.

Durante a cerimônia, a potrinha Lua recebeu o crachá oficial, assumindo o cargo vitalício de equoterapeuta Júnior da unidade.

Texto: Juliana Saran