Saúde capacita técnicos sobre bloqueio de transmissão do Aedes

(Foto: Iron Braz)

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), promove, nos dias 30, 31 de agosto e 1º de setembro, um grande seminário com o propósito de capacitar e atualizar os técnicos sobre os insumos utilizados nas atividades de bloqueio de transmissão do Aedes aegypti.

O evento será realizado nas modalidades teórica e prática e é direcionado aos profissionais que atuam na área de endemias, especialmente aos operadores que atuam e manuseiam as bombas costais e veiculares.

Com esta iniciativa, a SES-GO pretende assegurar a realização de ações efetivas em todo o território goiano para a diminuição acentuada dos focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, e, desta forma, reduzir os casos dessas doenças em Goiás.

Números
Os registros da SES-GO indicam que, neste ano, até a Semana Epidemiológica 32 (07/08 a 13/08), houve um aumento expressivo de 310% dos casos confirmados de dengue em Goiás. Em 2021 foram registrados 38.440 casos da doença e, neste ano, 138.375. Os registros de chikungunya passaram de 571, em 2021, para 3.372, neste ano, o que revela uma variação de 341%.

A coordenadora de Vigilância e Controle Ambiental de Vetores da Suvisa, Maristella dos Santos Sasse, responsável pela realização do evento, informa que o seminário, denominado Uso Adequado de Larvicidas e Adulticidas Aplicados em Saúde Pública, vai reunir cerca de 800 trabalhadores das áreas de vigilância em saúde, controle de vetores e de endemias lotados nos 246 municípios goianos e nas 18 Coordenações Regionais de Saúde da SES-GO.

Teoria e prática
O conteúdo teórico do treinamento será ministrado no turno matutino, das 8h30 às 12 horas, no auditório da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg) e na Escola Estadual de Saúde Pública da SES-GO pelos engenheiros agrônomos Nivaldo Carluci e José Theodoro Cunha, que representam a empresa Clarke do Brasil, distribuidora do larvicida ao Ministério da Saúde (MS), e por Luiz Carlos Alimandro, servidor do MS responsável por assessorar as ações de arboviroses no Estado, inclusive o uso do produto químico.

Já a parte prática será ministrada no turno vespertino, das 13h30 às 17 horas, na Central de UBV da Suvisa. Maristella Sasse adianta que será demonstrado aos participantes a metodologia de aplicação dos insumos utilizando os equipamentos de campo, que são as bombas costais motorizadas e as Unidades Baixo Volume (UBVs) veiculares, conhecidas como fumacê.

No treinamento será ministrada orientação para o uso, calibração de vazão, entre outros aspectos operacionais, buscando a qualificação dos técnicos para o alcance de melhores resultados das ações de controle de vetores.