Semad realiza nessa segunda-feira a 4ª reunião extraordinária do CONPETeR

O alerta é que as ações da pasta em relação à UC sejam do engajamento e participação da população da região, entes públicos e ambientalistas (Foto: Semad)

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realiza nesta segunda-feira (12/4), das 14h às 17h, a 4ª reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Parque Estadual de Terra Ronca (CONPETeR). Em virtude do agravamento da pandemia do novo coronavírus, o encontro ocorrerá de forma virtual, com a participação da sociedade, ambientalistas e todos os interessados nas discussões sobre preservação, uso público e outros temas relacionados ao PETeR. 

Com participação do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), um dos assuntos da pauta será o projeto de concessão do parque, uma parceria entre a Semad e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A secretária Andréa Vulcanis ressalta, porém, que concessão não tem qualquer relação com privatização. Ou seja, a gestão da Unidade de Conservação (UC) é e permanecerá sob o controle do Governo de Goiás, por meio da Semad.

Andréa Vulcanis alerta ainda que, as ações da pasta em relação à UC dependem fundamentalmente do engajamento e participação da população da região, entes públicos e especialistas. É o caso, por exemplo, dos planos de manejo, espeleológico, uso público e regularização fundiária, que é de grande interesse entre as comunidades que residem nas proximidades do parque e que também serão debatidos nessa reunião. 

Para se inscrever de forma antecipada e poder ter acesso ao envio de perguntas e sugestões, basta clicar aqui.

Segundo a secretária, o entendimento dos temas discutidos e contribuições do MP-GO, entidades de classe e a população em geral ajudam na elaboração de ações de preservação, uso dos recursos naturais, incentivo à economia local por meio do turismo, desenvolvimento sustentável e adoção de políticas relacionadas ao parque, bem como de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). E mais: reduz o risco de questionamentos futuros.   

Acesso à reunião

Para que todos os interessados possam acompanhar a 4ª reunião extraordinária do CONPETeR a Semad firmou parcerias com secretarias de Meio Ambiente de cidades da região, empresariado e a população. Com isso, serão disponibilizados computadores e pontos de internet. 

  • Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de São Domingos (Internet + computador + orientações de acesso à reunião);
  • Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Guarani de Goiás (Internet + computador + orientações de acesso à reunião);
  • Pousada Alto da Lapa, próxima à Caverna Terra Ronca I (Internet);
  • Residência do senhor Rivaldo, no Povoado São João (São Domingos). O endereço é Rua Francisco Marques, Quadra 03, Lote 03 (Internet + orientações de acesso à reunião);
  • Residência do senhor Pedro Henrique Félix Soares, no Povoado de São Vicente (São Domingos) O endereço é Rua Beira Rio Quadra 08L Nº 11 (Internet + orientações de acesso à reunião);
  • Residência do vereador Ismael, no Povoado da Piteira, também em São Domingos (Internet + orientações de acesso à reunião).