SES inaugura nova unidade de transplantes do HGG
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inaugurou nesta sexta-feira (2/9) a nova unidade de transplantes do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), em Goiânia. Com a entrega de mais esse serviço, a secretaria consolida o HGG como referência regional em transplantes. A unidade, que já tem autossuficiência em transplantes renais, avança nos transplantes de fígado e pâncreas e, em breve, de medula óssea.
“É o começo de uma nova vida para muitas pessoas”, resumiu o titular da SES, Sandro Rodrigues. Com investimento de aproximadamente R$ 2,8 milhões, as novas instalações contam com área de 644 m², 32 novos leitos, dos quais 26 para transplantes de rins, fígado, pâncreas e rim-pâncreas; e outros seis para transplante de medula óssea, novo atendimento que está em processo de credenciamento no Ministério da Saúde.
A unidade inaugurada já realizou na tarde desta sexta-feira (02/09), o primeiro transplante de fígado. “Essa nova unidade aumenta a capacidade de Goiás de atender as pessoas na fila, dependendo, é claro, da doação. Por isso, estimulamos a conscientização a respeito do tema”, afirmou o secretário. A expectativa é de que no prazo de até quatro meses, com a conclusão do processo de credenciamento, o HGG realize o primeiro transplante de medula óssea.
O secretário municipal de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, presente na inauguração da nova unidade, elogiou os profissionais do HGG. “Essa equipe coesa e capacitada entrega uma saúde de qualidade. Com a parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Goiânia, somada ao compromisso dos profissionais envolvidos, ganha o paciente, com a perspectiva de ter alívio para seu sofrimento”, disse.
Nova vida
Douglas Araújo de Morais, vendedor de Barra do Garças, em Mato Grosso, fez o transplante renal em novembro de 2021. Os problemas renais começaram há 10 anos e por conta deles, chegou a fazer hemodiálise três vezes na semana. Douglas recebeu a doação de uma criança. “Acordo todo dia muito feliz e agradecido pelo HGG ter sido tão importante na minha vida”, afirmou. “Conheço a equipe médica e de enfermagem, e a gente se apaixona, pois naquele momento difícil, eles estavam lá”, completou o paciente.
Referência
Desde sua implantação, em 2017, o serviço de transplantes renais do HGG já realizou mais de 676 procedimentos, além de 37 transplantes de fígado. A nova unidade proporcionará mais conforto e atendimento humanizado e seguro aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO) terá a capacidade inicial de realizar, mensalmente, pelo menos, seis transplantes, além do atendimento ambulatorial de 45 pacientes. A área exclusiva conta com apartamentos com antecâmara, climatização com pressão negativa do ar e filtros hepa, equipamentos para purificação da água nas torneiras e chuveiros com o objetivo de evitar o risco de contaminação para os pacientes. E ainda, copa e banheiros exclusivos para acompanhantes, além de outros aspectos importantes para o atendimento à legislação sanitária vigente e às boas práticas.