HDT promove treinamento para capacitar equipes sobre monkeypox

Ana Paula Vieira, coordenadora do SCIH e NHVE, foi uma das responsáveis pelo treinamento (Foto: Igor Guimarães)

Integrantes do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e do Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica (NHVE) do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr Anuar Auad (HDT) promoveram o curso Monkeypox: conceito, medidas de prevenção e notificação dos casos, na última semana.

Destinado às equipes assistenciais que realizarão o atendimento a possíveis casos da doença, o curso veio esclarecer, informar e orientar os colaboradores no atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados. Cerca de 300 colaboradores participaram do treinamento, realizado durante três dias.

Rede de referência 
Os pacientes suspeitos serão tratados na Atenção Primária de Saúde com diagnóstico diferencial, assistência, coleta de amostra para teste laboratorial e monitoramento. Caso o paciente apresente sinais de gravidade e/ou condições especiais para indicação de internação hospitalar, a unidade onde ele se encontra deve entrar em contato com o Complexo Regulador Estadual (CRE) para solicitar internação e, logo que liberada a vaga, o paciente deverá ser removido ao hospital, utilizando as medidas pertinentes de precauções no transporte. 

Os hospitais destinados à internação, conforme as macrorregiões são: o próprio HDT, para toda região Central, Oeste e Nordeste, bem como o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) e o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), em Aparecida de Goiânia, para a região Central e Sudeste do Estado. 

Na Região Sudoeste, o Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás (Herso) e o Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho. Para as regiões Centro-Norte e Nordeste, as unidades são o Hospital Estadual de Anápolis (Heana) e o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu.