Finais dos Jogos Abertos de Goiás 2022 receberam 3 mil atletas

Disputa do vôlei foi realizada no Ginásio Rio Vermelho, praça esportiva que integra o Centro de Excelência do Esporte (Foto: Manovani Fernandes)

Goiânia recebeu, neste fim de semana, a fase final dos Jogos Abertos de Goiás 2022. O maior evento esportivo do estado desembarcou na capital após 12 etapas classificatórias e seis regionais, que movimentaram municípios do interior durante o ano.  Mais de três mil atletas estiveram presentes na cidade, disputando medalhas em 21 modalidades.

Ao todo, foram utilizados 13 espaços esportivos. O Centro de Excelência do Esporte abrigou o maior número de modalidades, com as disputas do vôlei, no Ginásio Rio Vermelho; além de basquete, badminton, parabadminton e xadrez, utilizando o restante da estrutura do complexo, que ainda contou com refeitório e sala de fisioterapia, focando no atendimento e recuperação dos atletas durante a competição.

Realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, os Jogos Abertos disponibilizaram alimentação, hospedagem e logística de transporte para todas as delegações participantes. Secretário de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues destacou o sucesso do evento.

“Fizemos uma grande edição de Jogos Abertos, assim como foi a de 2021, que também terminou este ano. Isso nós percebemos no entusiasmo dos atletas, de todos os cantos do Estado, que chegam até aqui com a possibilidade de disputar uma medalha”, ressaltou o titular da pasta, que enalteceu o trabalho da equipe da Seel. “Os Jogos Abertos contam com o envolvimento e a participação de muita gente. Foi um trabalho magnífico de um ano inteiro, que culmina com a cereja do bolo, que foi esta fase final em Goiânia”, concluiu.

Campeão no vôlei masculino, pela equipe de Rio Verde, Ezequias Jaques comemorou a conquista da medalha de ouro, que veio após a vitória no tie-brake sobre Itapaci, por 2 sets a 1. “Essa medalha tem um gosto muito especial, já que na última edição ficamos no quase, mas desta vez deu tudo certo e conseguimos o título”, destacou o jogador, que participa dos Jogos Abertos desde 2012. “Os Jogos Abertos cresceram bastante nos últimos anos, e isso é muito importante para desenvolver o esporte no nosso Estado”, finalizou.

Das 21 modalidades presentes no programa de competições, quatro foram do paradesporto (basquete em cadeira de rodas, parabadminton, paratletismo e natação paralímpica). Com presença frequente na seleção brasileira de basquete em cadeira de rodas, Dwam Gomes participou dos Jogos Abertos pela primeira vez, representando a equipe de Goiânia.

O jogador avalia que a presença do basquete em cadeira de rodas nos Jogos Abertos contribui bastante para o desenvolvimento local da modalidade. “O nível da competição está muito bom, isso só fortalece o basquete em cadeira de rodas aqui em Goiás, que atualmente está no ápice. É muito importante essa divulgação do nosso esporte, que ainda é pouco visado”, analisou Dwam, que vive a expectativa de uma convocação para o Campeonato Mundial, que será realizado em Dubai, nos Emirados Árabes.

(Foto: Mantovani Fernandes)