Meio Ambiente é discutido no Heapa

Colaboradores receberam capacitação em sustentabilidade e gerenciamento de resíduos sólidos. (Foto: Yasmine Paiva / IGH)

O Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) recebeu na tarde desta quinta-feira (08), uma palestra sobre a utilização de recursos naturais e sustentabilidade, no corredor do Centro Cirúrgico. A professora e mestre em Biologia, Sandra Oliveira, da Universidade Estácio de Sá, explanou para os colaboradores assistenciais e administrativos participantes do Heapa sobre o descarte correto do lixo, tratamento da água e redução da poluição do ar. 

A profissional falou também sobre a essência da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que orienta a não gerar, reduzir, reutilizar, tratar e dispor adequadamente esses resíduos no meio ambiente. Num outro momento da palestra, Sandra explanou sobre os principais objetivos e instrumentos para tornar toda essa sustentabilidade possível, por meio de planos, logística reversa, sistema de informação e educação continuada, conscientizando o próximo sobre manter uma cadeia natural viva para um meio ambiente sustentável. 

Por fim, foi destacada também a importância de cada unidade de saúde ter o Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS) implantado, seguindo todas as orientações e protocolos da Resolução da Diretoria Colegiada n° 222, do ano de 2018, que trata das boas práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde.

Em seguida, o também professor e farmacêutico Álvaro Paulo Silva Souza, conversou rapidamente com os presentes sobre o círculo ambiental e descarte adequado de medicamentos, além de dar orientações farmacêuticas e dicas de onde descartar remédios vencidos.