Vazão do Rio Meia Ponte atinge Nível Crítico 2

Na Capital, 66% da população é abastecida com água proveniente do Ribeirão João Leite, enquanto 34% recebe água do Rio Meia Ponte

A Saneago informa que o abastecimento em Goiânia permanece regular, mesmo após o Rio Meia Ponte atingir o Nível Crítico 2, nesta segunda-feira (12). A Companhia tranquiliza a população e esclarece que continua autorizada a captar a mesma quantidade de água para o abastecimento público (2.000 l/s). O Nível Crítico 2 determina a redução na vazão captada apenas para os demais usuários do manancial, em 25%.

No ano passado, inclusive, a vazão atingiu este mesmo nível ainda mais cedo (18 de agosto) e, ainda assim, o abastecimento manteve-se normalizado ao longo de todo o período de estiagem, sem necessidade de racionamento. A regularidade no fornecimento de água é resultado dos investimentos e do planejamento realizado nos últimos anos.

Na Capital, 66% da população é abastecida com água proveniente do Ribeirão João Leite, enquanto 34% recebe água do Rio Meia Ponte. Isso porque, para maior garantia da estabilidade no abastecimento dos goianienses, os sistemas estão interligados, por meio de uma adutora de integração. Quando acionada – havendo necessidade durante a estiagem – essa adutora reforça o Sistema Meia Ponte com 800 litros por segundo. 

O Sistema João Leite armazena 129 bilhões de litros de água e, atualmente, está com 89% da capacidade de reservação; há um ano estava com 79%. Assim como o Rio Meia Ponte, o Ribeirão João Leite também apresenta vazão melhor que a registrada em 2021. Neste ano, a barragem verteu durante 135 dias (de 10 de fevereiro a 25 de junho), 39 dias a mais do que no ano passado.

De qualquer forma, o período de estiagem demanda cautela e o uso moderado da água por parte da população. Lembramos, inclusive, sobre a importância das caixas d’água, que auxiliam na reservação domiciliar. Por meio desses reservatórios, é possível que, em caso de eventuais interrupções no sistema, como durante a realização de manutenções, não haja desabastecimento nos imóveis. Confira discas de consumo consciente em www.saneago.com.br/dicas.