HGG mantém certificação de qualidade ONA nível 3 até 2024

Grau máximo de qualidade ONA 3, conquistado quatro anos pela unidade, está garantido até 2024 (Foto: arquivo SES)

Grau máximo de qualidade ONA 3, conquistado quatro anos pela unidade, está garantido até 2024
O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) manteve, mais uma vez, o grau máximo do certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 3, conquistado há quatro anos pela unidade de saúde. Essa confirmação é resultado da visita de manutenção dos avaliadores do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), em junho deste ano, para verificação de conformidade dos critérios de qualidade.

A visita foi realizada virtualmente em alguns dos setores do hospital e foi concluída com sucesso, mantendo o grau máximo de acreditação para a unidade, válida até 2024. Durante a reunião observações e sugestões de melhorias foram realizadas, com apresentação de destaques dos pontos fortes que mantêm o HGG com a certificação (veja abaixo):

Os gestores e colaboradores do hospital presentes na avaliação final estavam ansiosos para os resultados e celebraram a conquista. O diretor-geral do HGG, José Cláudio Romero, agradeceu a equipe do Ibes pelas considerações e ressaltou que a unidade de saúde trabalha diariamente para atingir suas metas.

“A contribuição de vocês para nós é imensa. Só temos que agradecer por tudo que foi exposto e destacado. Durante os últimos anos, temos vivenciado várias mudanças, sejam elas para se adaptar à pandemia, outras referentes à nossa própria estrutura. É um momento de mudanças também em nossas diretorias e temos conseguido alcançar bons resultados.”

Qualidade e segurança

A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.

Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente, segundo três critérios: cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada; cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

Pontos fortes do HGG destacados pelo Ibes:

  • Investimento em parque tecnológico para diagnóstico e terapêutica
  • Metodologia de monitoramento diário dos riscos assistenciais
  • Ações desenvolvidas pelo Núcleo de Segurança do Paciente, como gincana, sessão de cinema Qualicine e o troféu Qualito
  • Participação no curso promovido pela Sociedade Brasileira Endoscopia Digestiva (Sobed)
  • Material educativo e informativo entregue aos pacientes, sobre as metas internacionais de segurança
  • Utilização da ferramenta EAD, para capacitação dos colaboradores por meio de trilhas de aprendizagem
  • Implementação do Programa de Residência Médica em Cuidados Paliativos
  • Ambiência da unidade com foco na humanização.

Suzana Meira/Idtech