CTI do HGG mantém certificação em nível ótimo

Visita da Agência de Calidade Sanitária de Andalucía (Acsa) ao HGG (Foto: Susana Meira /Idetch)

O Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Estadual Alberto Rassi  (HGG) mantém a certificação em nível ótimo. A constatação é da Agência de Calidade Sanitária de Andalucía (Acsa), na Espanha. A Agência chegou a essa conclusão, por meio de uma visita e avaliação realizada na unidade,  em junho deste ano.

A visita teve como finalidade verificar se o CTI do HGG continua mantendo os requisitos de manutenção para uso da certificação internacional que atualmente possui. Depois da avaliação que contemplou entrevista com gestores da unidade, consulta documental, observação direta dos espaços e das atividades no local, entrevistas com profissionais e usuários, revisão de prontuários médicos e registros de atividades, foi confirmado que o CTI mantém a certificação em nível ótimo, conforme divulgação no dia 27 de junho, pelo Comitê de Avaliações da Acsa. O título concedido pela presidenta do comitê, Ángela Palop del Río, tem validade até janeiro de 2025.

A avaliadora da Acsa, Tatiana Cristina Lourenço, afirmou que a visita que permitiu que a certificação fosse mantida foi muito positiva e que ficaram claros todos os pontos de evolução que a instituição teve desde a primeira certificação, em janeiro de 2020, tanto no sistema de gestão da qualidade quanto na assistência ao paciente.

“Os pontos avaliados na visita de manutenção impactam diretamente o paciente, como registros seguros, sistemas de gestão e melhorias propostas desde a acreditação. Mesmo com a pandemia, os resultados tanto da UTI, como da instituição, foram mantidos e mostram resultados favoráveis na assistência ao paciente”, ressaltou.

Entre os pontos fortes, Tatiana destacou desde a parte de reestruturação da própria governança clínica como todos os resultados atingidos em 2021, além da manutenção de todas as práticas de assistência humanizada ao paciente, mesmo que ele não tenha contato direto com a família. “A instituição manteve os processos de qualidade e assistência segura ao paciente. Além disso, todas as contingências para passar pela pandemia estão mais que satisfatórias. Então, estão todos de parabéns.”

O coordenador técnico do CTI do HGG, Marcelo Rabahi, destacou que os processos estão consolidados junto à equipe. “Temos a sensação de dever cumprido. Nossos indicadores estão satisfatórios e nossa equipe continua empenhada em garantir os bons resultados”, afirmou.

Texto: Susana Meira/Idetch