Chuvas retornam em Goiás e afastam ainda mais risco de racionamento

O abastecimento permaneceu regular em Goiânia e em todo o Estado ao longo dos últimos meses – sofrendo intermitências temporárias apenas em casos de manutenções no sistema – e o risco de racionamento foi descartado

As recentes precipitações já surtiram efeito e a vazão média do Rio Meia Ponte está acima de 5 mil litros por segundo.  Neste ano, não foi preciso acionar a adutora de integração com o Sistema João Leite, responsável por reforçar o Sistema Meia Ponte com 800 litros por segundo em caso de necessidade.

O abastecimento permaneceu regular em Goiânia e em todo o Estado ao longo dos últimos meses – sofrendo intermitências temporárias apenas em casos de manutenções no sistema – e o risco de racionamento foi descartado. 

Na Capital, 66% da população é abastecida com água proveniente do Ribeirão João Leite, enquanto 34% recebe água do Rio Meia Ponte. No ano passado, a vazão desses mananciais atingiu níveis mais baixos que os registrados em 2022. O reservatório do João Leite, inclusive, também apresentou bons níveis ao longo de todo o período de seca. Nesta quinta-feira (22), a barragem está com 88% da capacidade de reservação. 

A estabilidade no fornecimento de água também é resultado dos investimentos e do planejamento realizado nos últimos anos. A Companhia executa, continuamente, ações para aumentar a disponibilidade de água e acompanhar o crescimento das cidades. No momento, os centros de reservação estão cheios e os mananciais de abastecimento estão com disponibilidade hídrica suficiente para assegurar o fornecimento de água tratada com regularidade. 

De qualquer forma, a Companhia continua contando com a cautela e o uso moderado da água por parte da população. Lembramos, ainda, sobre a importância das caixas d’água, que auxiliam na reservação domiciliar. Por meio desses reservatórios, é possível que, em caso de eventuais interrupções no sistema, como durante a realização de manutenções, não haja desabastecimento nos imóveis. 

Caso algum morador identifique falta de água, trata-se de questão pontual no imóvel ou paralisação do sistema para realização de serviços nas redes de distribuição. Nestas situações, a população pode entrar em contato pela Central, no 0800 645 0115; Whatsapp (62) 3269-9115; chat on-line no site www.saneago.com.br; ou mensagens privadas nas redes sociais da Saneago (páginas oficiais no Facebook, Twitter e Instagram).