11 de abril: Dia do infectologista

Sheila Paiva é coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da unidade do Governo de Goiás Julianna Adornelas (texto e foto)/INTS

Encarar a missão de vencer uma doença não é tarefa fácil. Em tempos de pandemia, como a do coronavírus, o desafio é ainda maior. E quem exerce um importante papel neste combate e prevenção é o médico infectologista, que comemora seu dia nacional em 11 de abril. O profissional é um dos responsáveis pela pesquisa, diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas e parasitárias. 

Em função desse conhecimento e diante do cenário de pandemia, o profissional é essencial na atuação em conjunto com especialistas no atendimento a pacientes infectados pelo coronavírus, assim como no planejamento de ações de combate à doença.

A médica infectologista Sheila Paiva, coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), unidade do Governo de Goiás, fala sobre os desafios e a importância desse profissional. 

“A infectologia é a especialidade médica responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas. Neste momento de pandemia, é a especialidade que se destaca no manejo da Covid-19”, explica. 

“Seguiremos orgulhosos com fé, força e coragem, exercendo a profissão com ética, ciência, priorizando o cuidado centrado no paciente e sim, salvando vidas. Parabéns a todos os infectologistas e, em especial, aos meus colegas de trabalho no Hugo”, deseja a médica.